Os idosos do concelho passam a usufruir desde 17 de Fevereiro, de dois novos Centros Ocupacionais, em Balasar e Laúndos. A inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, do seu executivo, do Presidente da Junta de Balasar, José Araújo, e do padre Manuel Casado Neiva.
Fruto de um protocolo de comodato estabelecido entre o Município e a Paróquia, o Centro Ocupacional de Balasar passa a funcionar no Centro Pastoral Paroquial Santa Eulália. O trabalho conjunto entre o Município e a Paróquia, segundo Aires Pereira, tem permitido dar à freguesia novas valências, como o Centro Ocupacional que “vai dar vida a este edifício e torná-lo num local agradável para as pessoas passarem bons tempos e, essencialmente, conviverem, para que não se sintam sós”.
Para o Presidente da Câmara, a freguesia de Balasar transformou-se para melhor, e acrescentou que “todos em conjunto podemos realizar mais”, garantindo que “as obras são feitas para as pessoas e esta foi pensada e executada para as pessoas”.
José Araújo reconheceu a importância do Centro Ocupacional tratando-se de “um compromisso assumido e concretizado pelo executivo”.
Quanto ao Centro Ocupacional de Laúndos passa a funcionar no edifício da Junta de Freguesia. Este Centro conta já com cerca de duas dezenas de pessoas inscritas a quem a Vereadora da Coesão Social, Andrea Silva, deu as boas-vindas e explicou se tratar de uma infraestrutura criada a pensar nas pessoas, para “que continuem a ter projectos e qualidade de vida”.
Os Centros Ocupacionais são espaços de promoção de um envelhecimento activo através da prática de actividades de educação/formação, lazer, desporto, cultura e recreio, incentivando a socialização e partilha de experiências entre os utentes, melhorando as condições de vida para que se sintam física e mentalmente capazes de manter uma certa autonomia e independência nas suas actividades de vida diárias.
O Município assegura também os cuidados de saúde, disponibilizando uma enfermeira para a realização de rastreios e uma psicóloga que presta atendimento aos idosos. Além disso, Andrea Silva assegurou que “os técnicos também estão disponíveis para colaborar em qualquer assunto que os utentes necessitem”.
Por sua vez, o Presidente da Junta de Freguesia de Laúndos, Félix Marques, acredita que esta valência “vai retirar utentes ao Centro de Saúde”.
Recordamos que estes dois Centros Ocupacionais juntam-se aos já existentes em Aver-o-Mar e na Lapa.
Fotos: CMPV