Voz da Póvoa
 
...

Limarinho é Nome de Campo de Futebol em São Pedro de Rates

Limarinho é Nome de Campo de Futebol em São Pedro de Rates

Freguesias | 26 Julho 2021

Todo o investimento leva o seu tempo, mais ainda quando se trata de construir um equipamento desportivo com todas as infraestruturas necessárias para a prática do futebol. No sábado, foi inaugurado em São Pedro de Rates o campo de futebol do Limarinho pelo Presidente da Câmara, Aires Pereira e pelo Presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro de Rates, Paulo João.
 
Descerrada a placa a registar o momento, foi a vez do padre Sá Ribeiro benzer as instalações na presença de alguns vereadores, directores, treinadores e jogadores da Associação de Amizade de S. Pedro de Rates, a quem foi entregue, através de um protocolo, o equipamento desportivo.

Após a assinatura do protocolo que estabelece a cedência do equipamento por parte do Município à Junta de Freguesia, o aguardado momento por Adérito Serra, presidente da Associação de Amizade de S. Pedro de Rates, mereceu estas palavras: “Hoje é um dia muito especial para nós porque recebemos uma prenda há muito desejada. Podemos pensar que durou quatro anos a sua construção, mas o importante é olhar para o futuro dos nossos jovens que ansiavam este dia e agora podem usufruir de um campo de futebol com instalações que nos dignificam e orgulham a todos. À Câmara Municipal e à Junta de Freguesia, o nosso agradecimento”.

Também para Paulo João, este momento merecia uma grande multidão: “Não tenho dívidas que seria essa a vontade da população, reconhecer o que se fez pelo desporto em S. Pedro de Rates, mas também por este lugar, não só pelo investimento que foi feito, mas pela sua qualidade. Espero que a direcção da Associação de Amizade de S. Pedro de Rates saiba dar continuidade ao trabalho feito e acrescentar uma boa gestão do equipamento inaugurado. Reforço o agradecimento à Câmara Municipal por ter cumprido o compromisso que muitos não acreditavam ser possível. A minha frustração foi não ter sido realizável neste mandato, os acessos que este equipamento merece, mas creio que a Câmara que muito tem investido em Rates, nos vai ajudar no futuro a fazer a obra”.

Por seu lado, Aires Pereira recordou alguns passos que levaram à concretização da obra inaugurada: “Chegou a estar em cima da mesa a opção de construir o novo campo no parque Verde de Rates, mas nunca se concretizou. Depois, foi possível chegar a acordo com os confrontantes para a cedência de terrenos que a Câmara comprou. Na primeira possibilidade, os projectistas previam a construção de um muro de quase oito metros para contenção do terreno, que não foi validada. A opção acabou por ser, rebaixar o campo e foi uma boa solução. A envolvente do campo de jogos é fantástica, estamos no meio do verde agrícola. Esta zona do Limarinho é leiteira por excelência. Temos aqui um investimento na ordem dos 2 milhões de euros, entre a aquisição de terrenos e a obra. Está resolvido mais um equipamento de grande qualidade na Vila de Rates. Estes equipamentos também ajudam à fixação das populações”.

Quanto ao melhoramento dos acessos ao estádio do Limarinho, o Edil refere que, “falar do futuro, neste momento pode ser mal interpretado. Para os autarcas a obra mais importante é aquela que falta fazer. A seu tempo, iremos encarar essa possibilidade da renovação dos arruamentos envolventes, em alguns casos já foram feitos os cortes e as larguras, e o tempo nos dirá se seremos nós a continuar esta obra. Lidamos todos os dias com a vontade de melhorar cada freguesia, mas os investimentos também são condicionados pela disponibilidade financeira do município e até dos próprios fundos comunitários. Rates, para além desta obra, beneficiou de uma outra que teve a ver com a rede de saneamento onde foram investidos mais alguns milhões”.

partilhar Facebook
Banner Publicitário