Voz da Póvoa
 
...

Junta da Póvoa Promove Magusto entre Avós e Netos

Junta da Póvoa Promove Magusto entre Avós e Netos

Freguesias | 13 Dezembro 2025

 

A Associação Cultural Recreativa da Matriz voltou a abrir as portas do salão nobre para receber no dia 27 de Novembro, o São Martinho dos Avós e Netos, promovido desta vez pela Junta de Freguesia da Póvoa de Varzim, após a desagregação.

Num encontro que reuniu 320 pessoas com mais de 65 anos ou reformados, a quem se juntaram os netos, e mais uma vez as crianças institucionalizadas do Instituto Maria da Paz Varzim.

Carina Moreira Vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal marcou presença nesta actividade da Junta pela primeira vez começando por revelar a sua experiência com idosos: “trabalhei os últimos 18 anos como Directora do Centro Social Paroquial em Terroso, e algumas das caras que aqui estão dizem-me muito. Estou a ver pessoas aqui que eu tive os pais lá comigo na instituição, no LAR. E é sempre bom trabalhar com pessoas séniores, que para mim são o meu pólo de trabalho preferido, a terceira idade. Quero agradecer a vossa presença, o município está sempre disposto para vocês. Somos uma casa de porta aberta, vamos receber sempre que assim o precisarem. Desejo a todos um excelente magusto, já vi que há muitos petiscos para saborearem, música, espaço para bailarico, tudo o que vocês gostam. Quero agradecer por último ao Executivo da Junta de Freguesia, na pessoa do Sr. Presidente, Ricardo, à instituição Maria Paz Varzim, que está ali atrás com os seus meninos a brincar, e em especial a vocês. Sem vocês nada disto é possível, e é para vocês que nós cá estamos”.

Para Ricardo Silva, Presidente da Junta de Freguesia da Póvoa de Varzim, “temos esta tradição de lidar bem com uma franja da população que são os séniores da Póvoa de Varzim. A população está a envelhecer, é transversal a todo o país, à Europa, e isto quer dizer que a junta de freguesia está interessada em dar actividade a estas pessoas que passam a ter uma vida social, passam a conhecer outras pessoas, a fazer amigos”. A esta actividade juntam-se outras sazonais, “como é o Carnaval dos Avós e Netos, o Magusto ou o Passeio Sénior. Mas, temos também outras actividades que são semanais ou mensais, umas ligadas ao desporto, outras ligadas à cultura. O que todas elas têm em comum é, de facto, tirá-los de casa e dar-lhes uma actividade que é necessária e que, com certeza absoluta contribui para a sua saúde mental, mas física também”. 

Estas trocas intergeracionais são uma carência dos tempos modernos, “no meu tempo não havia esta necessidade de ser a Junta de Freguesia a promover estes encontros, porque era a normalidade da vida das crianças passar o tempo com os avós. Agora, sinto a necessidade, enquanto Presidente da Junta, de promover estes encontros entre os avós e os netos. O objectivo disto é, de facto, promover a interacção entre as crianças mais pequenas e os avós”.

Há ainda um orçamento da Junta para aprovar, mas Ricardo Silva diz que o objectivo é incrementar estas actividades junto da população sénior, “especialmente continuar a ligar esta relação entre os séniores, os jovens, a cultura e o património da Póvoa de Varzim. Temos uma dificuldade imensa que é o facto de não termos as instalações próprias, mas continuamos a recorrer a estas entidades parceiras, como a Matriz, com quem iremos emparceirar um planeamento anual de actividades”.

A tarde foi animada pelo músico e cantor, Miguel Laranjeira, e pelo grupo de cantares da Universidade Sénior – Rotary Clube da Póvoa de Varzim.

Por: José Peixoto
Fotos: Rui Sousa

partilhar Facebook
Banner Publicitário