Voz da Póvoa
 
...

Igreja da Senhora da Saúde com novo Adro e Casa Mortuária

Igreja da Senhora da Saúde com novo Adro e Casa Mortuária

Freguesias | 15 Junho 2023

 

Entra para o novo Adro envolvente ao Santuário de Nossa Senhora da Saúde, uma realidade saída do sonho e da vontade, apoiada pelo Município, que estendeu o financiamento também à nova e necessária Casa Mortuária, instalada nas traseiras da igreja de Laúndos.

O dia 11 de Junho ficou assinalado na placa descerrada pelo Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, e pelo Presidente da Junta de Freguesia de Laúndos, Félix da Costa. A cerimónia foi presenciada pelo pároco da Paróquia de S. Miguel de Laúndos, Guilherme Peixoto, que benzeu o novo edifício; pelo Juiz da Confraria de Nossa Senhora da Saúde, Joaquim Sobral, e por centenas de Lanutenses.

O momento serviu também para assinar o auto de transferência e entrega da chave do edifício da Casa Mortuária, da Junta de Freguesia para a Confraria de Nossa Senhora da Saúde. “Um ensejo há muito esperado pela comunidade de Laúndos”, lembrou Joaquim Sobral.

O novo edifício pode albergar em simultâneo dois funerais e oferece a paz espiritual necessária para os momentos de perda. No seu interior há um outro olhar através das esculturas do artista Lau Kwok Hung, natural de Hong Kong, mas a viver em Florença, Itália.

Félix da Costa assumiu o compromisso com o apoio do seu antecessor na Junta, António Pontes, reconhecendo que a obra demorou algum tempo, mas não podemos esquecer que passámos por uma pandemia”.

Por sua vez, Aires Pereira destacou “a entrega à população de uma magnífica obra, resultante de um investimento autárquico de 452 mil euros”. Mas, lembrou que “este não é, contudo, um investimento isolado na freguesia, já que devolvemos recentemente à comunidade de Laúndos uma nova Escola Básica das Machuqueiras, totalmente recuperada, com excelentes condições para o presente e futuro das nossas crianças”. O Presidente da Câmara lembrou que em breve a freguesia irá beneficiar da “criação de uma creche e berçário com capacidade para acolher 42 crianças, em resultado da requalificação da Escola Básica n.º 2 de N. S.ª da Saúde, no âmbito da Requalificação e Alargamento da Rede de Equipamentos e Respostas”.

O Edil não esqueceu a luta travada pela população das freguesias de Laúndos e de São Pedro de Rates contra os maus cheiros libertados pelo aterro da Resulima, instalado na vizinha freguesia de Paradela, no concelho de Barcelos. Aires Pereira sublinhou o empenho na “reposição das condições de habitabilidade e dignidade que as populações de Laúndos merecem, ao ser voz incómoda e de pressão junto da Administração Central, para a resolução do problema do Aterro Sanitário e para o seu necessário encerramento”. Numa palavra dirigida aos Lanutenses, assumiu que o Município vai continuar a “desenvolver a freguesia de Laúndos e a criar condições para que seja Bom Viver Aqui!”.

partilhar Facebook
Banner Publicitário