Voz da Póvoa
 
...

Freguesia da Estela Celebrou 883 Anos de História

Freguesia da Estela Celebrou 883 Anos de História

Freguesias | 21 Julho 2023

 

“Homenagear os nossos antepassados e celebrar as conquistas que alcançamos ao longo dos séculos. Olhar para trás e pensar naqueles que fundaram a freguesia da Estela. Todos eles enfrentaram desafios com determinação, coragem e perseverança, estabelecendo as bases para a nossa comunidade crescer. Ao longo dos anos, a freguesia da Estela tem sido um local cultural de desenvolvimento. As nossas ruas presenciaram momentos históricos, os nossos campos abraçaram agricultores, trabalhadores, e a nossa praia da Estrela acolheu turistas para explorar as maravilhas naturais da nossa freguesia. Somos abençoados por uma paisagem deslumbrante e por uma comunidade resiliente e acolhedora”, foi com estas palavras que Vítor Correia, iniciou o seu discurso um dia depois da Freguesia da Estela completar a 7 de Julho, 883 anos de história.

Para o Presidente, que a todos agradeceu a presença, “é essencial que continuemos a preservar e a valorizar o património que nos foi confiado. Devemos proteger o meio ambiente, promover o turismo e garantir que as gerações futuras possam desfrutar da beleza da freguesia, assim como nós a desfrutamos hoje. Além disso, é crucial que continuemos a apoiar a educação, a saúde, a cultura e desporto na nossa comunidade, e melhorar a qualidade de vida de todos que aqui vivem. A colaboração entre os diferentes setores da sociedade é fundamental para enfrentarmos os desafios que o futuro nos apresenta”. 

Vítor Correia referindo-se ao dia de comemoração da freguesia acrescentou que, “gostaria de expressar a minha gratidão a todos que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento da freguesia da Estela ao longo dos anos. Aos empresários locais, aos agricultores, às associações e a todos os membros activos da nossa comunidade, um sincero obrigado. A freguesia da Estela é mais do que um lugar físico. É uma comunidade unida de respeito e solidariedade. Juntos podemos construir um futuro melhor para a freguesia da Estela. Que o espírito de união e dedicação que nos trouxe até aqui, hoje, continue a guiar-nos nos próximos anos. Possamos enfrentar desafios com sabedoria e resiliência, e aproveitar as oportunidades que surgem. Que a freguesia da Estrela continue a ser um local de amor, felicidade e prosperidade para todos que nela vivem”. E conclui: “Sigamos juntos unidos e fortes em busca de um futuro melhor”.

Por sua vez, a Vereadora do Turismo da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Lucinda Amorim felicitou todas as entidades, associações e instituições envolvidas nas celebrações e nos festejos que só podem resultar em “alegria e satisfação”, acrescentando que da freguesia da Estela guarda “um orgulho particular, porque a minha família do lado da minha avó paterna é daqui. A capacidade que todos tiveram na organização da festa dos 883 anos é fundamental. Eu costumo dizer que num concelho é fundamental ter um tecido empresarial forte, para dar emprego às pessoas, para termos dinheiro, para poder construir algo mais. Mas um tecido social é a base, e um tecido social tem as diferentes associações, as diferentes instituições, as pessoas que efectivamente são da terra e entregam-se à causa, que é a sua freguesia”. 

Referindo-se à representação teatral da Carta do Couto, Lucinda Amorim felicitou os intervenientes: “Os meus sinceros parabéns! Isto é uma forma de comemorar todo o trabalho que o povo da Estela fez ao longo desses 883 anos”. 

As celebrações foram assinaladas com um programa de quatro dias, que incluiu uma cerimónia solene, realizada no dia 8 de Julho, na Sede do Grupo Desportivo, Cultural e Recreativo Senhora do Ó, onde as associações e a paróquia da freguesia da Estela foram distinguidas pelo Presidente da Junta da Estela, Vítor Costa.

Por: José Peixoto 

partilhar Facebook
Banner Publicitário