Voz da Póvoa
 
...

Festas da Vila de Rates Homenageiam Emigrantes da Terra

Festas da Vila de Rates Homenageiam Emigrantes da Terra

Freguesias | 28 Agosto 2025

 

Foram três dias de festa, 8, 9 e 10 de Agosto, marcados pela inauguração do Parque de Laser e do monumento aos emigrantes da vila de São Pedro de Rates, uma homenagem a quem está longe da terra, mas perto do coração.

O escultor Carlos Rodrigues fez uma leitura criativa na representação da diáspora representando em mármore uma porta aberta aos vários cantos do mundo onde gentes da Vila procuraram melhor vida, sem nunca esquecer a umbilical ligação a Rates. A prová-lo está a sua participação financeira no monumento que os representa e eterniza. O novo espaço verde de Rates onde está colocada a escultura, contou na inauguração com a presença do Presidente da Junta de São Pedro de Rates, Paulo João; o Presidente da Câmara e Assembleia Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira e Afonso Pinhão Ferreira, respectivamente.

Para Paulo João foi a conjugação de dois factores: “Primeiro, a Junta queria recuperar um espaço na zona central da freguesia que estava a ser utilizada para estaleiro. Fizemos ali um arranjo urbanístico e espelha aquilo que é a ruralidade de São Pedro de Rates, com uma ramada e uma eira. Em simultâneo queríamos fazer uma homenagem aos emigrantes de Rates que ao longo destes anos muito contribuíram para o desenvolvimento desta terra”.

O Presidente revelou que a Junta de Rates, “lançou o desafio aos emigrantes que colaboraram monetariamente no monumento da autoria do escultor Carlos Rodrigues. A junta tratou do arranjo urbanístico e criou um espaço muito agradável junto à ecopista que permite, a quem o desejar, descansar um pouco e admirar o monumento”.

A inauguração acabou por ser enquadrada nas comemorações do dia da Vila: “Este ano, adiamos praticamente um mês para permitir que os emigrantes participassem na festa que contou com todas as associações, com a participação de vários artistas e grupos de São Pedro de Rates, durante os três dias”.

No Núcleo Museológico de São Pedro de Rates foi, também, inaugurada uma exposição de peças escultóricas produzidas por Carlos Rodrigues.

Por: J Peixoto
Fotos: Direitos R

partilhar Facebook
Banner Publicitário