Cerca de 20 formandas concluíram com sucesso o Curso de Carapins, Gorros e Cachecóis Poveiros, desenvolvido pela União de Freguesias Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, em parceria com o IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P, com o objectivo de divulgar o património cultural poveiro. A entrega dos respectivos diplomas aconteceu no primeiro dia de Julho, com a presença do Presidente, José Ricardo Silva.
Se a primeira formação versou sobre o saber-fazer das 'Capas Poveiras', uma peça típica das mulheres do mar e do campo da Póvoa de Varzim, ainda hoje muito utilizada com inovação e bom gosto, desta feita as formandas deram asas à criatividade para executar carapins, gorros e cachecóis de elevada qualidade e recorte técnico.
De modo a divulgar esta arte ancestral, cujo conhecimento passa de geração em geração, a União de Freguesias pretende promover uma mostra dos vários trabalhos realizados pelas nossas formadas, no âmbito da recém-criada Oficina dos Saberes Tradicionais.
Foto: UFPVBA