Voz da Póvoa
 
...

Empreitada de Protecção da Marginal de Aguçadoura vai Avançar

Empreitada de Protecção da Marginal de Aguçadoura vai Avançar

Freguesias | 18 Junho 2022

 

No sentido de reforçar e proteger a Avenida Marginal de Aguçadoura, no dia 14 de Junho, foi assinado por representantes da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), o auto de consignação da empreitada de protecção no valor de 75 mil euros. A obra tem o prazo de execução de 30 dias.

Pimenta Machado, vice-presidente do Conselho Directivo da APA, deslocou-se ao local e reconheceu que se trata de conservar e manter “uma obra que fizemos em 2015 e que resistiu muito bem”, mas volta a precisar de restauro: “É necessário recuperar a escada e o muro, dar um ar mais funcional para que as pessoas que usam esta praia se sintam mais confortáveis”.

O mar e as suas marés insistem em romper com a obra do Homem e sete anos volvidos, em Março, obrigou ao corte de trânsito na marginal devido ao risco de derrocada em duas centenas de metros. A obra vai iniciar com a época balnear a decorrer e por essa razão, Pimenta Machado espera que os 30 dias de obra “perturbem o mínimo possível a época balnear”.

O Presidente da Câmara Municipal referiu a urgência e importância da empreitada para que “todas as pessoas possam voltar a frequentar a praia com segurança e tranquilidade”.

Aires Pereira aproveitou o momento para apelar à APA, que não seja esquecida a necessária intervenção na Praia da Estela, junto ao campo de Golf: “se a Agência Portuguesa do Ambiente não avançar com uma solução mais sustentada, vai subsistir o risco de ruptura da barreira dunar e, consequentemente, de danos irreparáveis para toda a produção agrícola daquela zona”, um sector muito importante para a economia do concelho.

O Edil revela que foi proposta uma solução, sendo necessário fazer o projecto de execução “a tempo da APA poder arranjar as verbas necessárias para concretizar a estabilização da duna primária”.

partilhar Facebook
Banner Publicitário