A história faz-se em cada momento, festejo ou celebração. Nos últimos anos, Laúndos convidou a população a expor nos lugares da freguesia os presépios do nosso imaginário colectivo. No dia 10 de Dezembro, um grupo de pessoas na companhia do Presidente da Junta Félix Marques, e do Vereador das Obras da Câmara Municipal, Luís Ramos inauguraram 15 presépios. O momento serviu também para celebrar os 990 anos de história da freguesia.
Em cada lugar o espírito natalício foi representado pelos moradores. Os vizinhos, as famílias juntaram-se e criaram um momento que nos leva para a entrega, partilha, paz e tantas outras palavras que o filho de Deus pregou.
Félix Maques revelou que foram criados mais dois presépios que no ano anterior, demonstrativo da união das pessoas: “Sem o vosso empenho e dedicação não seria possível a qualidade e diversidade do trabalho que está à vista de todos”.
Quem visitar a representação do nascimento de cristo, até 8 de Janeiro de 2024, irá perceber que em cada presépio há uma identidade do lugar.
O roteiro dos 15 presépios é o seguinte: Santuário N. Sra. Saúde; Capela S. Félix; Lugar de Águas Férreas; Lugar das Machuqueiras; Lugar da Magosa; Lugar do Pé do Monte; Lugar do Outeiro; Lugar do Recreio; Lugar de S. Félix; dois no Lugar de Rapijães; Lugar de Laúndos; Lugar de N. Sra. da Saúde; Lugar de Rial e Igreja Matriz.
Fotos: Junta de Laúndos