Voz da Póvoa
 
...

Culto a S. Pedro de Rates Regressa ao Calendário da Diocese de Braga

Culto a S. Pedro de Rates Regressa ao Calendário da Diocese de Braga

Freguesias | 12 Julho 2023


 
No dia 7 de Julho, foi apresentado na igreja românica de São Pedro de Rates o livro “Em Defesa do Culto a S. Pedro de Rates - Dissertação de D. Frei Inácio de São Caetano”. As razões que levaram o culto a S. Pedro de Rates a ser apagado do Calendário da Diocese de Braga e, agora, o seu regresso, foram explicadas, com base na obra editada, pelo cónego José Paulo Leite de Abreu, assim como a importância de S. Pedro de Rates para a Diocese de Braga. 

A sessão contou com a presença de D. Roberto Mariz, natural de Rates e recentemente nomeado Bispo auxiliar da Diocese do Porto. O regresso do culto a S. Pedro de Rates ao Calendário da Diocese de Braga tem muito do seu esforço e dedicação à causa. Recordamos que o nome de S. Pedro de Rates, por muitos historiadores considerado primeiro bispo de Braga, foi retirado do calendário da diocese na reforma do breviário de 1920. 

Quem também marcou presença, foi o padre Manuel Sá Ribeiro, responsável pela paróquia de Rates e Arcos, que se congratulou com o momento. Em representação da Câmara Municipal esteve o Vereador Luís Ramos.

O regresso do culto a S. Pedro de Rates ao Calendário da Diocese de Braga foi saudado pelo Presidente da Junta de S. Pedro de Rates, Paulo João, que considerou “um dos momentos mais marcantes das últimas décadas para a vila de Rates”. O livro já tinha sido apresentado no dia 21 de Junho no Museu Pio XII, em Braga. 

Durante a apresentação do livro “Em Defesa do Culto a S. Pedro de Rates - Dissertação de D. Frei Inácio de São Caetano”, foi interpretado o Hino de S. Pedro de Rates por um grupo de músicos dirigidos por Abel Carriço. 

Fotos: Direitos Reservados

partilhar Facebook
Banner Publicitário