Voz da Póvoa
 
...

Clínica Organiza Caminhada Osteomassagem Solidária

Clínica Organiza Caminhada Osteomassagem Solidária

Freguesias | 19 Julho 2023

 

Manter a forma e dar ao corpo uma mente saudável foi primeiro objectivo da II  Caminhada Osteomassagem, uma organização da Clínica Osteomassagem, com sede em Laúndos. Ao início da manhã de domingo, cerca de duas centenas de pessoas partiram de junto do Campo de Futebol de Laúndos, seguindo um percurso com passagem pela ecovia até à igreja da Senhora da Saúde, regressando depois ao local de partida. 

O Vereador da Câmara Municipal, Luís Ramos, fez questão de participar na caminhada que teve um objectivo solidário, ajudar através de um donativo ou bens alimentares a instituição Laúndos Solidário.

Filipe Guimarães, responsável pela Clìnica Osteomassagem que a 13 de Julho fez 16 anos, explicou que “no ano passado a iniciativa começou “quase por brincadeira, mas este ano, porque os nossos pacientes o pedem, juntamos ao desporto uma causa. Conversei com o Presidente da Junta, Félix Marques, sobre a nossa intenção e decidimos fazer uma caminhada solidária. Os participantes trouxeram um donativo e juntamos o útil ao agradável, oferecendo a receita ao Laúndos Solidário”.  
 
Também o médico ortopedista e traumatologista especialista em Medicina Desportiva, Hélder Pereira, repete pela segunda vez a caminhada: “De facto estas iniciativas que visam promover hábitos saudáveis de saúde, evitar patologias e incutir na população estes bons hábitos, merecem o nosso apoio e temos sempre que estar presentes. Como se vê, só há boa disposição aqui à volta. Sair de manhã num domingo, com este tempo e esta paisagem fantástica só pode ser para nos divertir com certeza”.

Uma visita ao médico é para o especialista uma obrigação: “Costumo fazer esta analogia muitas vezes. Toda a gente leva o carro à revisão, não ficam à espera que dê problemas. O nosso corpo precisa da sua manutenção. O papel dos médicos de família é fundamental, num sistema de saúde numa sociedade organizada. Na ausência disso, devemos ser nós a procurar uma avaliação regular para saber o nosso estado de saúde. Não pelos perigos de uma caminhada que é feita numa passada regular, tranquila e fora do ambiente da competição, mas pelos perigos do dia-a-dia, do sedentarismo, da obesidade, da hipertensão arterial, da diabetes que vai crescendo na nossa população e que a prática de desporto, sabemos, ajuda a controlar isso e sem fármacos”. 

Para Hélder Pereira, “se pretendemos mudar os nossos hábitos de vida e começar a fazer uma prática desportiva regular, antes disso, de facto devemos levar a máquina (o corpo) à revisão”, concluiu

partilhar Facebook
Banner Publicitário