Voz da Póvoa
 
...

Centro Residencial Divino Salvador para Erguer em Navais

Centro Residencial Divino Salvador para Erguer em Navais

Freguesias | 16 Junho 2024

 

A obra mais desejada do Centro Social e Paroquial de Navais já tem a primeira pedra de uma construção do futuro Centro Residencial Divino Salvador em Navais. A cerimónia que aconteceu, no dia 13 de Junho, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira. Entre outras personalidades estiveram presentes Carlo Nino, Director de Unidade no Instituto da Segurança Social – Porto, o Arcipreste Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Padre Manuel Casado Neiva, em representação do Arcebispo Primaz de Braga, e o Presidente do Centro Social e Paroquial de Navais, cónego Abílio Brito.

O equipamento social que irá disponibilizar uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), com 40 vagas; Centro de Dia (CD), com 25 vagas e Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), com 30 vagas, foi objecto de uma candidatura do Centro Social e Paroquial de Navais ao Plano de Recuperação e Resiliência, à tipologia “Requalificação e Alargamento da Rede de Equipamentos e Respostas Sociais”.

Aires Pereira lembrou aos presentes que a Câmara Municipal acedeu, em 2021, ao pedido do Padre Pedro Amorim, tendo disponibilizado 300 mil euros para a aquisição do terreno onde o Centro Residencial será construído. O Presidente da Câmara anunciou que, tal como tem sido habitual com outras instituições do concelho, em breve, será assinado um contrato-programa através do qual a Câmara Municipal se compromete a financiar parte da verba necessária à construção deste equipamento social, mas que não se encontra coberta pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

Nesse sentido, fez um apelo à mobilização de toda a comunidade e associações da freguesia: “Ninguém está dispensado de colaborar”, quando “estamos a investir no futuro da comunidade”. Aires Pereira deixou ainda palavras de apreço às empresas envolvidas no projecto e ao mesmo tempo sensibilizou-as para que “as dificuldades sejam transformadas em oportunidades” e que possa haver “espírito de entreajuda e partilha”, uma vez que as metas são muito apertadas. A obra terá que ficar concluída até Março de 2026.

O cónego Abílio Brito, num gesto de humildade, agradeceu a disponibilidade e apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim para a construção deste equipamento que irá servir a população da freguesia de Navais.

Fotos: JCM/cm

partilhar Facebook
Banner Publicitário