O auditório da renovada sede da Junta de Freguesia de Balasar acolheu, no dia 18 de Maio, a celebração do Dia da Freguesia, que incluiu uma cerimónia de homenagens, com a entrega da Medalha de Mérito e Reconhecimento Balasarense.
Para José Araújo, Presidente da Junta de Freguesia de Balasar, trata-se de um dia histórico porque finalmente foi possível “honrar as origens da nossa nobre terra, com a instituição do Dia da Freguesia”, que foi fundada a 7 de Maio de 1422. A data no futuro servirá, em cada ano, para homenagear e distinguir, “instituições e pessoas que muito contribuíram e contribuem para o progresso e desenvolvimento da nossa terra”.
A Medalha de Mérito e Reconhecimento da Freguesia de Balasar foi atribuída a Aires Pereira; José Alves Costa, um balasarense cujo papel no 25 de Abril já lhe mereceu distinção pelo Presidente da República; Armindo Araújo, o primeiro Presidente da Junta de Balasar; à Fábrica da Igreja da Paróquia de Santa Eulália de Balasar, representada pelo padre Manuel Neiva, e à Associação Desportiva e Cultural de Balasar, na pessoa do seu Presidente, António Carneiro.
A atribuição da honraria ao Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, deve-se ao facto de ser “um grande amigo de Balasar, autarca atento e conhecedor das necessidades da freguesia, sendo a sua entrega e dedicação à comunidade um veículo importante para ultrapassar todos os obstáculos no sentido de trazer melhor qualidade de vida a todos. A sua grande preocupação está em dotar todas as freguesias dos mesmos equipamentos da cidade”.
O Complexo Desportivo Lino Araújo, Parque Verde, alargamento do cemitério, doação do edifício da Junta, saneamento e rede viária, o Centro Pastoral Paroquial Santa Eulália ou a mais recente requalificação da antiga estação ferroviária das Fontainhas, são segundo a Junta de Freguesia de Balasar, razão suficiente para a atribuição da Medalha de Mérito e Reconhecimento da Freguesia de Balasar a Aires Pereira.
O Edil felicitou José Araújo pela iniciativa de assinalar o Dia da Freguesia, esperando naturalmente pelo fim da agora renovada sala, “uma obra que nos enche de orgulho pelo espaço magnífico em que se transformou”. Aires Pereira agradeceu o reconhecimento, mas partilhou a homenagem recebida com duas pessoas especiais para a freguesia: Armindo Araújo, primeiro Presidente da Junta de Freguesia de Balasar pós Abril (de 1976 a 1993), e Lino Araújo, que também exerceu esse mesmo cargo, mas já não está entre os vivos.
Há no entanto questões que continuam a preocupar o Presidente da Câmara relativamente à freguesia, o pretendido nó da A7, um acesso fundamental para “o desenvolvimento da região e de Balasar, nomeadamente, para o tecido empresarial e futuro Parque Industrial previsto no Plano Diretor Municipal, com vista à criação de mais emprego e riqueza”.
A cerimónia contou também com momentos musicais interpretados por António Pedro Fonseca e pelo grupo Tertúlia Valasarense.
Fotos: JCM/CM