Voz da Póvoa
 
...

Aver-o-Mar Cresce em Terra Pela Força da União

Aver-o-Mar Cresce em Terra Pela Força da União

Freguesias | 20 Junho 2021

As tradições de cada uma mantêm-se, mas administrativamente integram a União das Freguesias de Aver-o-Mar, Amorim e Terroso, que são presididas por Carlos Alberto Maçães Gondar.

Nasceu em 1967, na freguesia de Aver-o-Mar, mas hoje, faz valer a sua experiência de autarca nas três freguesias. A terminar o segundo mandato, diz ter recebido a notícia da aquisição dos terrenos para a construção do Complexo Desportivo de Aver-o-Mar, com agrado: “Estava prometido há muito tempo. Compreende-se a demora, a população da freguesia, principalmente a mais jovem, teve a paciência de esperar, mas sabíamos que os terrenos em Aver-o-Mar são muito mais caros do que nas freguesias mais a interior. A obra deverá demorar dois ou três anos até ficar concluída. É uma infraestrutura que vai ter um campo de futebol de 7 e outro de 11, balneário, bancada e um grande parque de estacionamento, tudo isto demora. Éramos a única freguesia que não tinha um campo de futebol sintético e os jovens sentiam e reivindicavam isso”.

Com a futura construção do Complexo Desportivo, os terrenos do velho campo de futebol vão ganhar nova vida: “Vamos pensar num projecto conjunto, entre o campo de futebol e o largo do Emigrante. Nascerá um espaço ajardinado e uma zona de lazer, também para dar apoio à praia que fica em frente”.

Carlos Maçães revela também que em breve arranca o arranjo da marginal entre a Avenida dos Pescadores e a Avenida da Senhora das Neves: “Neste momento, estamos a realizar obras na Rua do Galante e na Rua do Sobe e Desce e seguir-se-á a Avenida da Senhora das Neves. No fundo é a continuação do arranjo urbanístico do Largo da igreja. A primeira estava já concluída e a segunda está em movimento. O presidente da Câmara entendeu por bem fazer já estes arranjos nos arruamentos. A Avenida da Senhora das Neves terá um piso novo, passeio em pedrinha, seguindo a continuação do já feito. A iluminação também será substituída pela mesma linguagem criada na primeira fase da obra. O betuminoso vai até à Avenida dos Pescadores. O parque de estacionamento está já numa fase avançada. Recordo que o Município adquiriu a casa e o terreno que permitem a criação do parque com capacidade para 58 viaturas. É uma infra-estrutura necessária para atrair mais gente ao comércio local e servirá também de apoio às cerimónias religiosas”. 

Quanto ao Centro de Vacinação instalado na Escola do Cruzeiro, em Aver-o-Mar: “Está a ser um sucesso. Penso que foi uma óptima aposta do presidente Aires Pereira, ao não concentrar tudo na cidade. Temos um equipamento de excelência que a Câmara requalificou, cedendo à freguesia. A escola estava muito degradada e em boa hora foi feita a obra. Vem muita gente à vacinação que acaba por conhecer o centro da freguesia. Por vezes, gera alguma confusão no estacionamento, mas as pessoas podem e devem estacionar no largo da feira, que fica perto do Centro de Vacinação”.

A requalificação da Escola do Cruzeiro abriu espaço para novas ideias, explica Carlos Maçães: “Foi cedida uma sala à Junta de freguesia e vamos aproveitar para criar uma biblioteca vocacionada para escritores locais ou de obras de autores que falam da freguesia, como a Luísa Dacosta que viveu alguns anos num moinho junto à praia e escreveu muito sobre as gentes desta terra. Temos já alguns livros para esse fundo local, que será um espaço de consulta e leitura. Faço um apelo às pessoas que têm livros que abordam Aver-o-Mar, assim como livros de assento das antigas tabernas, recortes ou jornais antigos com notícias locais, e os queiram ceder à Junta de freguesia, nós trataremos essa documentação. Ou seja, tudo o que está escrito sobre esta freguesia, dentro do possível, queremos reunir numa sala na antiga Escola do Cruzeiro, ela própria um lugar de memória para muita gente. Temos muitos escritores que nasceram nesta terra, como Francisco Gomes de Amorim ou Bernardino da Ponte, no fundo queremos fazer um espaço dedicado às gentes da terra”.

Num olhar mais atento pela freguesia de Amorim: “Avançámos no final de Maio, com a continuidade da rua entre a Gruta do Fado e a rua da Aldeia Nova, penso que até final de Julho ficará concluída. Vamos arrancar agora com a obra de um projecto que a Câmara está a liderar, que passa por uma ligação junto ao Minipreço até à zona Industrial. Vamos também ligar a Rua da Aldeia Nova ao Minipreço. Estamos em negociações com os proprietários de terrenos”.

E Carlos Maçães acrescenta: “Concretizámos a compra do terreno junto ao cemitério, estamos na fase do projecto e no pedido de autorização ao Ministério da Agricultura, porque integra a reserva agrícola, mas nos próximos quatro anos, o alargamento do cemitério será concretizado e o problema da falta de espaço resolvido. É importante que depois de termos feito as obras necessárias nos cemitérios de Aver-o-Mar e Terroso, possamos fazer o mesmo em Amorim”.

Ainda neste mandado, o presidente acredita que em breve arrancarão as obras de pavimentação da Rua das Pousadas, em Terroso, uma ligação entre a casa do Regaço e o Aqueduto: “É um arranjo que já está em concurso. Queremos também resolver o problema do Pé do Monte, uma atracção turística para a Póvoa e quem nos visita. Temos ali a cividade e a melhoria dos arruamentos do Pé do Monte, com uma iluminação pública adequada, e resolvido o problema das águas pluviais e do saneamento, teremos um verdadeiro miradouro que vai chamar muita gente. A Autarquia percebeu a importância da obra futura”.

O cemitério de Terroso: “É uma marca deste executivo. Tem sido bastante elogiado. A venda das sepulturas está a correr bem e penso que se conseguirmos vender todas as capelas, recuperamos o esforço financeiro da Junta e canalizamos essa verba para outras obras. Neste momento, temos três capelas vendidas. Queremos também resolver o abatimento do terreno no antigo cemitério que originou a inclinação das capelas. Vamos reunir com os proprietários que as construíram para solucionar o problema. A Junta está sempre do lado da solução”.

A pandemia exigiu soluções rápidas e a necessidade de aumentar o apoio social: “O nosso gabinete de Acção Social tem primado por dar respostas a todas as solicitações, em conjunto com a Câmara Municipal. Temos também em Aver-o-Mar, o Gabinete de Inserção Profissional que tem dado uma boa resposta aos desempregados. Contudo, o que queríamos é que estes gabinetes não tivessem sucesso e fossem desactivados. Infelizmente, a procura tem sido muita e felizmente, temos conseguido dar respostas às solicitações”.

Carlos Maçães recandidata-se e apresenta razões: “Penso ter ganho a confiança das pessoas, mesmo num tempo em que tudo foi cancelado, como festas e romarias ou os habituais passeios dos idosos. Não vou mudar o trajecto, se for mantida a confiança, o prometido é devido. Por isso, irei apresentar no meu manifesto eleitoral apenas obras que prometo realizar. Em Aver-o-Mar, quero que o Complexo Desportivo seja uma realidade, assim como o arranjo do largo do Emigrante. Em Amorim, espero ver concluído o cemitério. Quanto a Terroso, a obra do Pé do Monte é de interesse concelhio. Naturalmente, em cada freguesia há sempre pequenas obras para se fazer”.

Por: José Peixoto

partilhar Facebook
862/001-Carlos-Macães,-Rua-Sobe-e-Desce-DSC_9074_.jpg
862/002-em-baixo-Parque-de-estacionamento-DSC_9060_.jpg
862/DSC_9100_.jpg
Banner Publicitário