Voz da Póvoa
 
...

Autores da Academia Sénior Escrevem Contos Poveiros

Autores da Academia Sénior Escrevem Contos Poveiros

Freguesias | 7 Maio 2024

 

Um livro escrito por maduros ‘alunos’ que reúne 24 histórias, foi a forma encontrada para celebrar os cinco anos da Academia Sénior da União de Freguesias Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai. A apresentação da colectânea "Contos Poveiros 1" aconteceu no dia 3 de Maio, no auditório da Biblioteca Municipal Rocha Peixoto.

A laboriosa iniciativa que abriu com o Grupo de Cantares da Junta, a interpretar modinhas poveiras, contou com a presença do Presidente da União de Freguesias Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, Ricardo Silva e do Vice-presidente e Vereador da Cultura, Luís Diamantino.

O livro reúne contos vocacionados para o público juvenil, produzidos entre 2019 e 2022, pelos utentes seniores da Academia. A imaginação, a memória, figuras históricas como o Cego do Maio, Patrão Sérgio ou Rocha Peixoto, eventos, tradições e costumes da Póvoa de Varzim, foram transformados em literatura, por 20 autores.

O livro partiu da vontade de Ricardo Silva perpetuar a tradição poveira e os homens que elevaram a Póvoa e o poveiro. O autarca agradeceu a todos os colaboradores, incluindo o Grupo de Cantares da Junta, lembrando que “a Academia movimenta anualmente 500 seniores das 3 freguesias pelas nossas actividades”. Dança, Pilates, iniciação à Informática, iniciação ao Inglês, Palestas, contar um Conto, Oficinas e Artesanato, são algumas das muitas actividades desenvolvidas pela Academia Sénior.

“Contar um Conto era uma das nossas actividades que tem sido feita ao longo dos anos e o desafio lançado só tinha que incluir a Póvoa da Varzim, de resto deixávamos à imaginação de cada um. O que se pretendia era que se contassem histórias, memórias pessoais, uma perspectiva sobre um acontecimento local”. Referiu Ricardo Silva, assumindo que o objectivo “era guardar essa memória e a percepção que a pessoa tinha sobre determinado assunto, mas também que nos permitisse termos um livro. Pegar nele e contar às crianças, às próximas gerações, levá-lo às escolas”.

Por sua vez, Luís Diamantino elogiou o trabalho de todos os envolvidos que resultou na edição do livro: “Temos aqui vinte escritores e quero dizer-vos que podem sentir-se realizados. Quero também felicitar a Dr.ª Sofia pelo trabalho realizado à volta do livro, mas nada se consegue sem trabalho, ninguém nos dá nada. E este livro custou o esforço, dedicação, vontade e insistência de cada um de vós”.
 
Em relação ao mentor do projecto, o Vereador da Cultura disse que “Ricardo Silva acredita nas pessoas, acredita que é possível fazer mais e melhor e isso facilita também o meu trabalho em prol da cultura”. 

Por José Peixoto

Notícia Cimpleta na edição em papel de 15-5-2024
 

partilhar Facebook
Banner Publicitário