Voz da Póvoa
 
...

Associação Empresarial Reuniu com Empresários em Aver-o-Mar

Associação Empresarial Reuniu com Empresários em Aver-o-Mar

Freguesias | 8 Outubro 2023

 

O prometido é devido. Reunir com os empresários em todas as freguesias do concelho foi a promessa, e neste momento, a Associação Empresarial da Póvoa de Varzim (AEPVZ) chegou a meio do percurso, com a reunião, no dia 21 de Setembro, realizada no Centro Ocupacional de Aver-o-Mar, antiga escola do Cruzeiro.

Como tem acontecido em todas as reuniões, são os interesses colectivos e individuais dos empresários que são abordados, sempre com o objectivo de ajudar o tecido produtivo do concelho. Desta vez, marcou presença Andrea Silva, vereadora responsável pelo pelouro da Coesão Social da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Carlos Maçães, presidente da União de Freguesias de Aver-o-Mar, Amorim e Terroso, Joaquim Araújo, Presidente, e Sérgio Furtado, vice-presidente da AEPVZ.

O apoio aos associados foi o mote do discurso de Joaquim Araújo, que dirigindo-se aos empresários e comerciantes presentes, referiu a necessidade de se unirem à Associação “ninguém consegue nada sozinho”. E adiantou que, na próxima revista da Associação, “iremos divulgar todos os protocolos em vigor com as condições especiais que cada parceiro oferece aos demais associados. Menciono, por exemplo, Caixa de Crédito Agrícola, a BP nos combustíveis, medicina no trabalho, comércio de vestuário e ópticas, entre outras”.

Durante a reunião, sempre que solicitado, esclareceu dúvidas e apontou organismos capazes de ajudar os empresários a concorrer a apoios, assim como formação profissional que a própria associação prepara.

Carlos Maçães reconheceu a importância dos contactos da AEPVZ que estas reuniões com os empresários proporcionam: “Estas reuniões devem continuar, não só uma vez por ano, mas sempre que haja um problema. Sempre que haja um problema, as empresas devem contactar a Associação Empresarial, porque para isso é que eles foram eleitos”. O Presidente da União de Freguesias apontou também o dedo ao IEFP, I.P. por se preocupar apenas, em promover cursos sem qualquer saída profissional e que servem “apenas para enganar os números do desemprego”. Quem está ocupado em formação não conta como desempregado.

Por sua vez, Sérgio Furtado fez questão de reforçar, que as quotas pagas pelos associados, “com as ofertas e vantagens proporcionadas pela Associação” acabam por regressar ao bolso dos empresários. 

Andrea Silva lembrou os benefícios ficais dados aos empresários, como a não cobrança da Derrama ou o IMI no mínimo por lei, “é um incentivo à criação de emprego no concelho”. Aconselhou também os empresários a dirigirem-se aos serviços disponibilizados pelo município “para a resolução dos assuntos empresariais”, reforçando que “só com empresas Fortes dinâmicas, PME Líder, PME Excelência e com pessoas capazes é que nós conseguimos ter crescimento económico, que vai impactar naquilo que é a coesão social do território, a responsabilidade social, e permitir que o nosso concelho seja, efectivamente, um concelho de referência”. 

A Vereadora tomou também conhecimento dos atrasos e constrangimentos provocados pela E-Redes nas ligações das novas habitações à rede pública, prejudicando empresários e imobiliárias, no seguimento prometeu averiguar e procurar ajudar.
  
João Gomes e José Manuel, empresários com estabelecimentos na Vila de Aver-o-Mar, receberam das mãos do Presidente da AEPVZ, um Símbolo de Reconhecimento de PME Excelência 2021.

Por: José Peixoto

partilhar Facebook
Banner Publicitário