Voz da Póvoa
 
...

Argivai Celebrou 1070 anos com Teatro de Rua

Argivai Celebrou 1070 anos com Teatro de Rua

Freguesias | 29 Março 2023

 

O Dia de Argivai organizado pela União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, foi celebrado na rua com os habitantes locais a vestir a pele de actores e a desempenhar, em cinco quadros, as personagens históricas que a 26 de Março, há 1070 anos, começaram a construir o futuro.

No palco da rua “Argivai Terra Mãe”, mais de sete dezenas de figurantes perante uma excelente plateia de gente, recriaram a visita de D. Sancho à sua favorita, Maria País Ribeira, ‘a Ribeirinha’ (há ainda em Argivai uma réstia da casa onde morou); Construção do Aqueduto que liga Terroso ao Mosteiro de Santa Clara, em Vila do Conde; O serão das senhoras na produção de flores para as festas na freguesia; A folhetada, uma exibição em acto de gozo sempre que um casamento envolvia o nó do mesmo homem várias vezes, e a fonte do Senhor dos Milagres (a água era utilizada pelas lavadeiras e pescadores, mas também para a celebração de baptizados religiosos).

No sábado, realizou-se, no Parque Desportivo de Argivai, um jogo de futebol amigável entre os veteranos do União Desportiva e Cultural de Argivai e os vizinhos do Rio Ave Futebol Clube.

Durante a manhã de domingo, consumou-se uma homenagem póstuma ao benfeitor Manuel Francisco Lopes, pelo seu contributo em prol da freguesia, na qual estiveram presentes Andrea Silva, Vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, e Ricardo Silva, Presidente da União de Freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argiva.

Este gesto incluído nas celebrações da histórica freguesia milenar, significa para Andrea Silva, “o privilégio de homenagear aqueles que já não estão entre nós, mas que colaboraram para tornar Argivai no que é hoje. Os seus nomes, permanecerão para sempre gravados na história desta freguesia”. E acrescentou também que “nos proporciona a oportunidade para olharmos em frente e reconhecermos os desafios que uma freguesia enfrenta no presente e no futuro. Temos certeza de que a comunidade de Argivai saberá, sempre com respeito pelas suas raízes, honrar o futuro.”

 

Fotos: Junta de Freguesia

partilhar Facebook
Banner Publicitário