O salão Nobre da Junta de Freguesia de São Pedro de Rates recebeu a apresentação, no dia 23 de Abril, do XVIII Ciclo de Música Sacra de Rates. Em cada sábado e domingo de Maio a música sacra vai ouvir-se na Igreja Românica de São Pedro de Rates, para encanto dos amantes do género musical.
Estes ciclos que, desde 2006, convidam grupos destacados corais “têm sido um êxito para surpresa de muitos”, como referiu na apresentação, Abel Carriço, director artístico, que ao seu lado na mesa tinha o Vice-Presidente e Vereador da Cultura, Luís Diamantino; o Presidente da Junta, Paulo João; o pároco de Rates, Manuel de Sá Ribeiro, e a presidente da associação Melodiartes responsável pela organização do evento, Manuela Craveiro.
A importância da preservação da igreja românica de Rates foi também lembrada por Paulo João: “O facto de este Ciclo decorrer habitualmente na Igreja Românica de S. Pedro de Rates tem um duplo realce, dado que a nossa Igreja Românica é o único templo que. integra a candidatura europeia dos templos Clumacenses a Património Mundial da UNESCO”.
Luís Diamantino também enalteceu a preserverança do Ciclo de Música Sacra de Rates “a Póvoa é também as freguesias, queremos que este ciclo seja também considerado da cidade”.
Com entrada livre, programa Completo: dia 4 de Maio (21h30) Concerto Coro da Sé do Porto; dia 5 (17h30) Concerto Grupo Mezzo e Ensemble; dia 11 (21h30) Concerto de Órgão Mariusz Kramarz (Organista Polaco); dia 12 (17h30) Concerto pelo Coro Miechovia (Polónia); dia 18 (21h30) Formação e Encontro de Grupos de Coros Paroquiais*; dia 19 (17h00) Formação e Encontro de Grupos de Pequenos Cantores, concerto na Igreja do Senhor dos Navegantes - Caxinas; dia 25 (21h30) Concerto pelo Ensemble Corde-Voce; dia 29 (21h30) Concerto pelo Coral “Ensaio” (Póvoa de Varzim). os concertos dos dias 18, 19 e 29 de Maio estão integrados na programação do Arciprestado – V Congresso Eucarístico Nacional.
Por José Peixoto