Voz da Póvoa
 
...

A Voz Da Estela

A Voz Da Estela

Freguesias | 22 Janeiro 2020

O município da Póvoa de Varzim é constituído por 12 freguesias. Ocupa uma área de 8.224 hectares e conta com cerca de 60 mil habitantes. Definido no século XIX, o concelho está delineado de forma sinuosa e insinuante, como se do mar uns ombros largos projectassem dois braços terra adentro. Esse extenso abraço vai-se estreitando para o interior, até à união das mãos. É uma configuração que lhe traça o próprio fado, confirmando-lhe a inevitável vocação marítima. Dando continuidade ao périplo que A Voz da Póvoa está a realizar pelas freguesias do concelho, segue-se a freguesia da Estela.

Resenha Histórica - Carta de Couto

A freguesia da Estela encaixa na extremidade setentrional do território da Póvoa de Varzim, distando aproximadamente sete quilómetros da sede do concelho. A norte faz fronteira com os concelhos de Esposende e Barcelos, a nascente com a freguesia de Laúndos, a sul com Aguçadoura e Navais, e é banhada pelo Oceano Atlântico a poente.

Terra singular, com 879 anos de história, a Estela foi propriedade de D. Mem Pais Roufinho que, com o seu filho, vendeu a D. Mendo III, Abade de Tibães. Em 7 de Julho de 1140, D. Afonso Henriques, no primeiro documento oficial conhecido onde se intitula Rei de Portugal, coutou a Freguesia de Sancta Maria de Stella e de Villam Menendi a D. Ordonho IV, Abade do Mosteiro de S. Martinho de Tibães. Este domínio senhorial e eclesiástico é atestado pelos marcos de granito ainda existentes e que ostentam a gravação ‘Tibães’. A Casa dos Duques de Bragança também deixou algumas marcas de posse na freguesia, contando-se alguns marcos com o respectivo brasão – Armas de Portugal encimado por coroa.

O nome de Sancta Maria de Stella era também referido nas inquirições de 1220 e, mais tarde, no Censual de Braga do Séc. XI. Sabe-se ainda que, em 1939, Estela pertencia à Comarca de Barcelos, em 1852 à de Vila do Conde, e em 1878 à da Póvoa de Varzim.

A Freguesia - Igreja Paroquial - Campos Masseira

De acordo com os Censos de 2011, a freguesia da Estela tem 2313 habitantes residentes e uma área geográfica de 11,73 km2. As actividades económicas predominantes são a agricultura, o comércio, a construção civil e a metalomecânica. Destaque também para a realização da feira semanal, aos domingos, que privilegia a comercialização de produtos hortícolas produzidos na região.

A sua orografia plana e de baixa altitude, onde predomina o pinheiro manso, permitiu a presença humana já desde o Calcolítico, com a cultura Campaniforme, na Idade do Ferro, e com especial importância, devido aos materiais arqueológicos encontrados (duas arrecadas em ouro, um colar articulado e uma cabeça de torques, para além de um ‘bolo’ de prata), a ocupação romana de Vila Mendo com a cultura castreja.

Tendo por Orago a Nossa Senhora da Expectação, Estela comemora o Dia da Freguesia a 07 de Julho. Anualmente, no primeiro domingo de Julho, realiza-se a grandiosa procissão em honra de S. Tomé e Nossa Senhora do Alívio, e em meados de Agosto a festa em honra de Nossa Senhora da Ajuda.

Na freguesia, junto à orla costeira, são característicos os “Campos Masseira”, que surgem por volta de 1880 e que resultam de grandes escavações nas dunas, a dois ou três metros de profundidade, até atingirem o nível freático. Apesar da proximidade do mar, devido a um fenómeno físico natural, a água surge dessalinizada, modelando o terreno em forma de masseira, em áreas de configuração quadrangular ou rectangular.
    
Estamos perante uma forma original e inteligente de aproveitamento das dunas de areia e a sua transformação em férteis e produtivos campos de cultivo. Na base plantavam-se vides, cujos braços se estendiam, rastejando pelas encostas. Os cimos dos moios (valos) eram revestidos com sebes secas, canaviais ou arbustos, formando uma barreira adicional para quebrar o ímpeto dos ventos mais fortes e captar parte da salinidade do ar.
    
Nos últimos anos, a freguesia da Estela atingiu, gradualmente, um patamar invejável de desenvolvimento infraestrutural, socioeconómico, cívico e cultural, com uma vasta oferta de polos de atracção turística, de que são exemplo o Parque Lúdico, o Parque de Campismo, as Praias da Estela e o Campo de Golfe.
    
Gente trabalhadora, honesta, humilde e indomável, os estelenses fazem parte de um povo que deu novos destinos ao mundo.

 

partilhar Facebook
Banner Publicitário