O Grupo Cultural e Recreativo Aguçadourense, através da sua secção de teatro, recentemente batizada de "AguçArte", vai subir ao palco da maior sala de espetáculos do concelho, no dia 2 de Abril, pelas 17h00.
Esta é a 3ª peça que este grupo apresenta no Cine-Teatro Garrett, tendo o grupo feito a sua estreia com a peça "Infância e Educação" em 2018 e desde então todos os anos apresenta uma nova obra.
"A Revolta da Morena" é o título dos versos escritos pelo poeta popular Aguçadourense, Manuel Carvalho, publicados na Monografia de Aguçadoura de 1988, e que foram motivo de arranque para uma história, escrita por Virgínia Torres da Silva, sobre a separação das freguesias de Aguçadoura e Navais em 1933.
Depois da estreia da peça, a 7 de Agosto de 2022, em Navais ao ar livre, passou também em Aguçadoura onde a bilheteira com 300 lugares esgotou numa semana, vai agora ser representada na cidade. A peça tem sofrido algumas adaptações adequando-se ao espaço onde decorre a representação.
O AguçArte é constituído por cerca de 30 pessoas de idades compreendidas entre o 8 e os 87 anos, onde todos têm o seu espaço e o seu valor, tendo em comum o gosto pelo teatro, o orgulho de serem Aguçadourenses, e de mostrar a sua história.