Voz da Póvoa
 
...

“A Revolta da Morena” Apresentada em Forjães

“A Revolta da Morena” Apresentada em Forjães

Freguesias | 24 Maio 2023

 

AguçArte, secção de teatro do G.C.R. Aguçadourense deslocou-se no sábado, dia 20 de Maio, à Vila de Forjães, concelho de Esposende, para a quarta e última apresentação em palco da peça “A Revolta da Morena”.

O convite chegou da Junta de Freguesia de Forjães, através do Prof. Carlos Sá, Diretor do Agrupamento Escolar de Aver-o-Mar, natural daquela Vila Minhota. Este convite surgiu, porque, queriam prestar uma homenagem a, José Justino Rodrigues Quesado, Professor natural de Forjães e que deu aulas em Navais por volta de 1934, ano em que escreveu e publicou no jornal de Esposende uns versos sobre a separação de Aguçadoura da freguesia de Navais.

O Professor Quesado acabou por ser uma das personagens da peça que tratou o tema da separação e de alguns problemas que surgiram na época entre as pessoas dos dois lados, tendo no entanto um final feliz.

Os cerca de 35 componentes do Aguçarte, foram acolhidos calorosamente pelos Forjenses e mais uma vez foram a palco com casa cheia.

Estiveram a assistir à peça, o Presidente da Junta de Forjães, Vítor Quintão, o Presidente da Assembleia de Freguesia de Forjães, Prof. Carlos Sá e o Prof. Luís Diamantino, Vereador da Cultura e Vice-presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. O Presidente da Junta da União de Freguesias de Aguçadoura e Navais, também esteve presente, mas em palco, pois é um dos elementos do AguçArte.

Depois de uma temporada cheia de sucesso e emoção “ A Revolta da Morena”, pára por aqui com final feliz. No entanto, a próxima peça do AguçArte já está na forja e deverá estar pronta no Verão.

Virgínia Torres da Silva

Fotos: AguçArte

partilhar Facebook
Banner Publicitário