Voz da Póvoa
 
...

A Igreja Românica de Rates Volta a Receber Ciclo de Música Sacra

A Igreja Românica de Rates Volta a Receber Ciclo de Música Sacra

Freguesias | 1 Maio 2023

 

O caminho do XVII Ciclo de Música Sacra da Igreja Românica de Rates, embora tenha como ponto de partida o dia 6 e 7 de Maio, tem já um longo historial e quer continuar a fazer história naquela vila do concelho da Póvoa de Varzim.

O programa foi apresentado no dia 27 de Abril, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de São Pedro de Rates pelo director artístico, José Abel Carriço, tendo a seu lado o Presidente da Junta, Paulo João; a Vereadora da Coesão Social, Andrea Silva; o pároco de Rates, Manuel de Sá Ribeiro, e a presidente da associação Melodiartes que organiza o evento, Manuela Craveiro.

O contributo para a cultura arranca no dia 5 de Maio com o 12º Curso de Música Sacra. Às 21 horas, tem lugar o colóquio ‘A Música na Liturgia, um momento de arte e catequese’, com o vigário arquiepiscopal para a celebração da fé, cónego Hermenegildo Faria, o presidente do Serviço Nacional de Música Sacra, Emanuel Pacheco, e o compositor e organista da igreja do Marquês, do porto, Eugénio Amorim.

Segue no dia 6 de Maio com uma formação para cantores e acompanhadores, orientada por Emanuel Pacheco. 

É também no domingo, 6 de Maio que iniciam os concertos, com o encontro de coros paroquiais ‘A Música Litúrgica no Arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim’, no qual participam o Grupo Coral Paroquial de S. José de Ribamar, o Grupo Coral Paroquial de Terroso, o Grupo Coral Paroquial de Estela e o anfitrião Grupo Coral Paroquial de Rates.
O Ciclo de Música Sacra da Igreja Românica de Rates, termina no fim-de-semana de 27 e 28 de Maio.iremos informar o que pode acompanhar em cada fim-de-semana.

partilhar Facebook
1569/S._Pedro_de_Rates_4.jpg
1569/S._Pedro_de_Rates_1.jpg
Banner Publicitário