Voz da Póvoa
 
...

A Freguesia de Beiriz Inaugurou uma Casa da Cultura

A Freguesia de Beiriz Inaugurou uma Casa da Cultura

Freguesias | 14 Dezembro 2023

 

O Dia de Santa Eulália, padroeira de Beiriz serviu, também, para inaugurar a Casa da Cultura Amadeu Matias. O momento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira; Presidente da União de Freguesias Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, Ricardo Silva; Presidentes da Caixa de Crédito Agrícola, Rui Silva, e do homenageado Amadeu Matias, antigo presidente da Junta de Beiriz, e representante desta freguesia no executivo da União de Freguesias.

O novo equipamento cultural nasceu no remodelado edifício do Largo da Igreja, que na sua centenária travessia, já serviu como Convalescente, Beneficente e Casa do Povo de Beiriz.
Para Ricardo Silva, em boa hora foi recuperado o edifício que passará a albergar a Casa da Cultura: “será um espaço aberto com sala multiuso, com a exposição permanente do centenário tear dos Tapetes de Beiriz, e será um pólo cultural da freguesia”, acrescentando que “o espaço passará a ter animação mensal”.

Coube a Rui Silva abordar a vida profissional do reconhecido agricultor e homem de negócios, que dá o nome à Casa da Cultura, destacando a sua passagem como administrador da Caixa de Crédito Agrícola durante 20 anos, mas também a presidência da Cooperativa Agrícola e Leiteira da Póvoa de Varzim, a passagem pela Agros, a vida política, que atravessa quatro décadas, duas delas como presidente da Junta de Beiriz. O lado amigo, solidário e de benfeitor de Amadeu Matias, também não foram esquecidos.

Por sua vez, Aires Pereira, enalteceu a recuperação do edifico, a sua abertura à comunidade, e o merecimento da homenagem a Amadeu Matias, pelo trabalho em prol da freguesia e da comunidade que a sustenta.

O evento ficou marcado pela grande presença de populares, que puderam também assistir à actuação do Rancho de Sta. Eulália de Beiriz, que interpretou a canção “Bate, Bate” que traduz o trabalho das mulheres que faziam os agora afamados tapetes de Beiriz, um deles pode ser apreciado numa das salas do Palácio de Belém, residência oficial do Presidente da República.

Fotos: JCM

partilhar Facebook
Banner Publicitário