Voz da Póvoa
 
...

A Festa Associativa nos Dias da Vila de São Pedro de Rates

A Festa Associativa nos Dias da Vila de São Pedro de Rates

Freguesias | 25 Julho 2024

 

Três dias de festa que conquistaram em definitivo a população e quem usufruiu do programa elaborado pela Junta de Freguesia, “Festas da Vila de Rates” que teve o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Entre 19 e 21 de Julho, não faltou animação no Centro Histórico da Vila, com a presença dos artesãos, associações e instituições locais representadas em dezenas de stands, cada uma com os seus produtos: agrícolas, artesanato, doçarias ou comes e bebes onde se incluía a cozinha tradicional portuguesa servida à mesa. Algumas das associações criaram rifas com preços simbólicos sempre com direito a prémio.

A abertura contou com uma encenação em palco alusiva à ordem cluniacense, com a integração do grupo de Cantares do Linho, seguida de um desfile à moda antiga que se dirigiu até à frontal da Igreja Românica de Rates. Um momento muito apreciado e presenciado pelo público.

Foram muitas as crianças das várias valências da Fundação Centro Social de Rates que subiram ao palco e vidraram os olhos aos progenitores. A noite foi animada pelo duo Miguel e Mickael.

O Presidente da Junta de Freguesia de São Pedro de Rates agradeceu a participação e colaboração das associações: “estamos reunidos no espaço onde todas as nossas instituições estão presentes”. Paulo João desejou a todos que “nestes três dias de festa, divirtam-se! E deixo aqui também um grande agradecimento aos colaboradores da Junta de Freguesia, a todos que se empenharam fortemente nesta actividade”.

Também o Vice-Presidente da Câmara Municipal elogiou as gentes de Rates e as suas associações: “O encontro da comunidade, das associações que estão colaborando e unindo-se para que a festa seja um sucesso”. 

Tal como o ditado popular “devagar se vai ao longe”, para Luís Diamantino o melhor a fazer é “não termos pressa, mas temos que chegar todos juntos”. 
 
O sábado foi o dia grande. Ao final da manhã ouviram-se as concertinas dos amigos Loureiro de Barcelos. A tarde recebeu no palco um concerto pela Escola de Música de Rates, mas o destaque foi para o XXX Festival de Folclore e X Internacional de São Pedro de Rates, que contou com o Rancho Folclórico de Alhadas – Figueira da Foz; Rancho Folclórico Vilar do Paraíso – Vila Nova de Gaia; Rancho Folclórico Santa Marinha de Mogege – Vila Nova de Famalicão; Grupo de Baile e Gaitas de Santaia – Galiza, e Rancho Folclórico de S Pedro de Rates.

O domingo que se encheu de sol foi animado pelo grupo de dança In The Center e a despedida deu-se com uma desgarrada de cantares ao desafio.

Como gosta de dizer Paulo João, as Festas da Vila de Rates, organizadas pela Junta de Freguesia, não seriam possíveis sem os seguintes parceiros: a Associação de Amizade de S. Pedro de Rates; a Associação de Pais e Amigos das Escolas do 1º Ciclo e Jardim de Infância de S. Pedro de Rates; o Agrupamento de Escuteiros 1072 de Rates; a Casa Escola Agrícola Campo Verde; o Centro do Clima; a Leicar; a Comissão de Festas a Santo António; a Comissão do Salão Paroquial; a Conferência Vicentina; a Fábrica da Igreja Paroquial – através da Catequese; Grupo de Jovens e LIAM; o Grupo de Mulheres ‘Cantares do Linho’; a Fundação Centro Social de Bem-Estar de Rates; a Melodiartes, e o Rancho Folclórico de S. Pedro de Rates.

Por: José Peixoto

partilhar Facebook
Banner Publicitário