Voz da Póvoa
 
...

Semana UBUNTU na Secundária Eça de Queirós

Semana UBUNTU na Secundária Eça de Queirós

Educação | 22 Abril 2022

A Escola Secundária Eça de Queirós aderiu ao projecto pioneiro Academia de Líderes UBUNTU, do IPAV (Instituto Padre António Vieira), uma iniciativa apoiada pelo Ministério da Educação – Plano de Recuperação de Aprendizagens 21/23 Escola +.

A semana UBUNTU aconteceu de 04 a 08 de abril, no Auditório da ESEQ, contando com a participação de 24 alunos de três turmas do 10.º ano.

Durante cinco dias muito intensos, os alunos desenvolveram as suas competências socio-emocionais, através dos cinco pilares do método UBUNTU: Autoconhecimento, Autoconfiança, Resiliência, Empatia e Sentido de serviço.

O conceito UBUNTU significa “Eu sou porque tu és, eu só posso ser pessoa através das outras pessoas", e inspira-se em líderes de referência como Nelson Mandela, Martin Luther King, Gandhi, Madre Teresa de Calcutá, Malala, entre outros. Assim, esta formação potencia a educação para a Cidadania, valorizando os três eixos: a ética do cuidado (saber cuidar de si, dos outros e do planeta), a liderança servidora (atenção ao serviço e ao bem comum) e a capacidade de construir pontes (atitude essencial no mundo polarizado e fraturado).

Terminada esta formação, os alunos e os professores envolvidos vão dar início à formação do “Clube UBUNTU” da ESEQ.

partilhar Facebook
Banner Publicitário