Voz da Póvoa
 
...

Semana da Academia de Líderes Ubuntu na Escola Cego do Maio

Semana da Academia de Líderes Ubuntu na Escola Cego do Maio

Educação | 25 Janeiro 2022

Semana da Academia de Líderes Ubuntu na Escola Cego do Maio

A Semana da Academia de Líderes UBUNTU decorreu no Agrupamento de Escolas Cego do Maio, entre 17 e 21 de janeiro, contando com a participação, a tempo inteiro, de cerca de 25 alunos de 3 turmas do 8.ºano, acompanhados também em tempo integral pelas professoras Ana Ribeiro, Ana Coelho, Flora Rodrigues e Bernardete Tavares, pelas psicólogas Isabel Ferreira e Clara Sousa, pela assistente social Raquel Lourenço e Daniela e da Catarina, representantes da Academia de Líderes Ubuntu.

Foram 5 dias (das 8h30 às 16h30) muito intensos e preenchidos de crescimento e partilha contínua numa viagem baseada no desenvolvimento de cinco pilares centrais –  Autoconhecimento, Autoconfiança, Resiliência, Empatia e Serviço – alicerçada na promoção da ética do cuidado, da construção de pontes e liderança servidora como forma de crescermos individualmente e no colectivo e implementada através de dinâmicas diversas através de vários jogos, visualização de filmes, testemunhos da vida real, momentos de debate e reflexão.

Durante esta semana intensa de trabalho todos contribuíram para o desenvolvimento de competências em linha com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória bem como para a formação de cidadãos ativos e de liderança servidora, trabalhando o seu sentido e o seu propósito, promovendo as suas competências socioemocionais e potenciando competências de comunicação, de criatividade, gestão de conflitos, negociação, etc.

O bem-estar e a felicidade individual estão intimamente ligados ao bem-estar e à felicidade do outro. A avaliação realizada por todos os participantes revela que a participação nesta experiência enriqueceu em todos os aspetos todos os participantes que, a partir deste momento, tornar-se-ão ainda mais promotores da Paz e do respeito pelo outro. O espírito de grupo criado, a consciência do outro e todas as competências pessoais e sociais desenvolvidas durante este tempo revelaram-se um contributo muito forte para mudar a visão de vida dos participantes.

Com expressão em diversas línguas africanas, Ubuntu tem na base uma filosofia humanista transversal e, independentemente da cultura, religião, afiliação política ou país, significa “Eu sou porque tu és”.

De acordo com as palavras de Desmond Tutu “Ubuntu é uma maneira de estar na vida. É uma palavra que condensa a verdadeira essência do que é ser Humano. A minha humanidade está intrinsecamente ligada à tua e, por isso, eu sou humano porque pertenço, participo e partilho de um sentido de comunidade. Tu e eu somos feitos para a interdependência e para a complementaridade.”

A EB 2,3 Cego do Maio foi a 1.ª escola do concelho da Póvoa de Varzim a acolher a Semana Ubuntu, no âmbito do projeto do IPAV – “Academia de Líderes Ubuntu”, https://www.academialideresubuntu.org/pt/ uma iniciativa apoiada pelo Ministério da Educação – plano de recuperação de aprendizagens 21|23 Escola+

https://escolamais.dge.mec.pt/acoes-especificas/programa-para-competencias-sociais-e-emocionais

(Programa para competências sociais e emocionais) e que visa, entre outras, capacitar os jovens para a liderança servidora.

partilhar Facebook
1141/ESC_C_dfo_Maio_3.jpg
1141/ESC_C_dfo_Maio_2.jpg
1141/ESC_C_dfo_Maio_1.jpg
1141/Semana_Ubuntu.jpg
Banner Publicitário