Numa visita integrada na Rede de Escolas para a Educação Intercultural, o secretário de Estado Adjunto da Presidência, Rui Armindo Freitas, fez uma visita no dia 29 de Janeiro, à Escola EB 2/3 de Aver-o-Mar. O governante fez-se acompanhar pelo director do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, Carlos Gomes, membros da direcção, o Vice-presidente e vereador da Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, pelo delegado Regional de Educação Norte, Luís Carlos Lobo, funcionários, a assistente social, Andreia Teixeira, alunos e funcionários.
A primeira sala visitada foi aquela que acolhe os alunos que ao chegarem à escola, têm uma primeira abordagem para a integração pela assistente social, que dá apoio aos alunos e às famílias. Durante a visita, Rui Armindo Freitas, não só interagiu com alunos de várias nacionalidades, mas que estão perfeitamente integrados na comunidade escolar, como pode conhecer de perto algumas valências como a sala onde está instalado o clube de robótica ou perceber o trabalho realizado e já premiado na integração de alunos imigrantes, nomeadamente o projecto Aver-o-Mundo, que visa promover a integração de alunos nacionais de países terceiros e respectivas famílias.
“Aqui estamos na presença de uma verdadeira comunidade escolar”, sublinhou o Secretário de Estado reconhecendo que é um trabalho que abrange “forças de segurança, psicólogos, autarquia, pais. Temos tudo o que deve ser a rede numa comunidade. Se nós dizemos sempre que a escola é o princípio do tudo, na verdade só o será no seu todo se tudo isto estiver ligado”.
Para Rui Armindo Freitas, estamos perante um grande desafio na coesão social e não teve dúvidas em sublinhar a importância de “replicar o bom exemplo da Escola EB 2/3 de Aver-o-Mar a nível nacional para ganharmos a batalha da integração, sendo certo que a integração tem que ir buscar os exemplos da multiculturalidade sem nunca abolir a nossa”, de forma a tirarmos “a maior vantagem possível daquilo que é acolher culturas diferentes”.
Para o Secretário de Estado Adjunto da Presidência é preciso perceber que “só crescemos como sociedade na multiculturalidade se não anularmos aquilo que são os nossos valores e enriquecermos a nossa cultura com a cultura do outro”.
No final da visita, Rui Armindo Freitas elogiou o trabalho de integração e igualdade feito na Escola EB 2/3 de Aver-o-Mar, “a comunidade escolar não é comunidade escolar em todos os sítios, é bom que se saiba”. Este é um trabalho que abrange “forças de segurança, psicólogos, autarquia, pais. Temos tudo o que deve ser a rede numa comunidade. Se nós dizemos sempre que a escola é o princípio do tudo, na verdade só o será no seu todo se tudo isto estiver ligado”.
Também, Luís Diamantino elogiou a direcção pelo excelente trabalho feito em parceria com a comunidade escolar que resulta na inclusão da comunidade migrante no concelho. Por isso, “é importante que os políticos venham ao terreno e sintam o que tão bem se faz no Portugal real, nas escolas do concelho”.
Por: José Peixoto
Fotos: JCM/cm