Voz da Póvoa
 
...

Projecto EUPANTEC Leva Alunos até à Polónia

Projecto EUPANTEC Leva Alunos até à Polónia

Educação | 21 Outubro 2021

O início do ano lectivo reservou uma experiência muito especial para os alunos da Escola Secundária Rocha Peixoto, participantes do projecto EUPANTEC: a possibilidade de passar alguns dias numa escola Polaca e participar com os seus colegas europeus num conjunto de trabalhos sobre física e novas tecnologias.

Depois dos impedimentos provocados pela pandemia foi, finalmente, possível entre os dias 12 e 15 de Outubro, juntar 30 jovens e 10 professores de cinco países europeus (Portugal, Polónia, Alemanha, França e Itália).

As sessões de trabalho envolviam o uso de microcontroladores na construção de sensores de medição e a sua utilização em trabalhos práticos de física, dirigidos aos temas Sociedade, Ambiente e Energia. O programa cultural incluiu a visita à estação termoelétrica ENEA (uma das mais potentes da Europa, que funciona a carvão), à casa de Marie Curie (transformada em museu) e ao centro de ciência Copérnico, com várias exposições interactivas. Houve também oportunidade de conhecer a cidade de Varsóvia e Kozienice.

A semana acabou por ser preenchida pela possibilidade de poder interagir, depois das duras experiências de confinamento, com jovens de outros países. Das parcerias nasceram amizades e os momentos das despedidas foram já com saudades dos bons dias passados na Polónia. Os alunos aguardam agora pelas futuras mobilidades para rever os novos amigos e continuar a aventura deste Erasmus+.

partilhar Facebook
Banner Publicitário