Voz da Póvoa
 
...

Professores Manifestam-se Frente à Câmara Municipal

Professores Manifestam-se Frente à Câmara Municipal

Educação | 13 Dezembro 2022

 

A luta dos professores pela valorização profissional continua. Ao final da tarde de segunda-feira os docentes das escolas do concelho fizeram uma vigília em frente à Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

A paralisação, por tempo indeterminado, foi convocada pelo S.T.O.P. - Sindicato de Todos os Professores e Profissionais de Educação, sendo que a greve acontece numa altura em que o Governo está em negociações com os sindicatos.

O S.T.O.P. contesta as propostas de alteração aos concursos e a descentralização de competências, no sector da educação, para as autarquias. E reivindica a contabilização do tempo de serviço e a possibilidade de reforma depois de 36 anos de serviço sem qualquer penalização.

O presidente do S.T.O.P. André Pestana disse aos jornalistas que os professores defendem uma gestão e recrutamento “pela graduação do profissional e sem perfil ou mapas, sem conselhos de directores a selecionarem o recrutamento”.

E acrescenta às reivindicações dos docentes, “um aumento do salário que compense a inflação. Os professores desde 2009 perderam mais de 20% do seu poder de compra. Queremos também a contagem de todo o tempo de serviço docente e o acesso ao 5.º e 7.º escalões sem quotas. Há mais reivindicações, mas estas conseguem compilar um sentir de toda a classe".

Em declarações ao Diário de Notícias, André Pestana adiantou que a greve é por tempo indeterminado e o seu fim será sempre uma decisão dos professores: "A luta vai continuar e temos já marcada uma grande manifestação para dia 17 de dezembro em Lisboa, com ponto de encontro marcado para as 15:00 no Marquês de Pombal".

partilhar Facebook
1851/001-profs.jpg
1851/002-profs.jpg
Banner Publicitário