Voz da Póvoa
 
...

Para o Lions Clube da Póvoa de Varzim “O Mar começa aqui…”

Para o Lions Clube da Póvoa de Varzim “O Mar começa aqui…”

Educação | 17 Dezembro 2022

 

É na escola que tudo começa. Uma certeza confirmada na manhã de sexta-feira, nas Escolas do Agrupamento de Aver-o-Mar, com a sua adesão ao projecto Lions, de sensibilização ambiental "O Mar começa aqui..." formalizada com o acto de entrega oficial do azulejo alusivo ao mesmo, na Escola Básica de Aver-o-Mar, pelo presidente do Lions Clube da Póvoa de Varzim, Rodrigo Moça, ao Director do Agrupamento, Carlos Gomes de Sá. 

A iniciativa promovida pelo Lions em parceria com a Federação de Associações de Pais e Encarregados de Educação da Póvoa de Varzim (FAPEEPVarzim) e Agrupamento de Escolas Cego do Maio, aconteceu a 16 de Dezembro, dia do Agrupamento, e tem como objectivo sensibilizar a comunidade escolar para os impactos negativos no mar que, podem ter os nossos inconvenientes comportamentos em terra.

Quem também marcou presença nesta acção foi o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Luís Diamantino; a Vereadora do Pelouro do Ambiente, Sílvia Costa; a Presidente da FAPEEPVarzim, Magda Costa; o Presidente da União de Freguesias de Aguçadoura e Navais, Fernando Rosa, e do Tesoureiro da União de Freguesias de Aver-o-Mar, Amorim e Terroso, Manuel Meira, que representou o presidente Carlos Maçães.

“Trago-vos uma mensagem muito importante para o vosso futuro e para o futuro do nosso planeta. O Mar começa aqui... é um projecto que visa sensibilizar as crianças e toda a comunidade no sentido de protegerem os oceanos separando os resíduos, diminuindo o consumo de energia, evitando o desperdício de água, em suma proteger o meio ambiente. Os Lions pretendem levar esta mensagem de sensibilização do meio ambiente a todas as crianças e jovens que serão os homens e as mulheres do futuro, que se pretende melhor para todos”, disse Rodrigo Moça.

Para Carlos Gomes de Sá "O Mar começa aqui, mas também nas vossas casas. Não é só na escola que não lançamos lixo para o chão. A intenção é proteger o ambiente aqui e em todo o lado, por isso é que somos Eco escola e escola Azul, e contamos com a vossa colaboração”.

Por fim, Luís Diamantino dirigindo-se aos alunos sublinhou que “ao protegermos o ambiente, estamos a proteger a nossa comunidade. Esta é uma tarefa de todos nós. O importante papel da escola na sensibilização para a protecção do meio ambiente, tem feito com que as crianças e os jovens tenham adoptado comportamentos ambientalmente responsáveis e, com isso, mudado a forma de pensar dos mais velhos”.

O projecto Lions "O Mar começa aqui..." que pretende sensibilizar a comunidade escolar e respectivas famílias para os impactos no mar dos comportamentos inadequados em terra, foi também apresentado na Escola Básica de Navais e na Escola Básica de Refojos, em Aver-o-Mar.

partilhar Facebook
Banner Publicitário