Voz da Póvoa
 
...

Os “Ventos do Norte” a Construir o Amanhã do Grande Colégio

Os “Ventos do Norte” a Construir o Amanhã do Grande Colégio

Educação | 23 Junho 2026

 

A histórica Fortaleza da Póvoa de Varzim foi no dia 20 de Junho, o palco escolhido pelo Grande Colégio para comemorar o final do ano lectivo entre vikings, poveiros, lendas e tradições. Dos mares gelados do Norte às águas do Atlântico, chegaram histórias de coragem, aventura e tradição sob o tema “Ventos do Norte”.

Realizada uma arruada pelas ruas confinantes à Fortaleza e as recriações históricas “Dois povos, um só mar!”, “Mitologia dos povos”, “O segredo dos ventos do Norte” e “Horizontes de esperança”, além da exibição do grupo de Hip-Hop do Grande Colégio a mostrar a entrega do corpo à dança, às famílias, amigos, educadores e antigos alunos que fazem questão de inspirar os mais novos.

A peça interpretada pelos alunos do 1.º Ciclo embarcou numa viagem entre dois povos ligados pelo mar: os Vikings e os poveiros. Em "Ventos do Norte", descobrimos que, apesar das diferenças de tempo, lugar e cultura, ambos partilham valores que continuam actuais – o espírito de comunidade, a coragem para enfrentar desafios, a ligação às suas raízes e o desejo de deixar a sua marca no mundo àqueles que sempre acreditaram que a arte é também uma aprendizagem.

Quem presenciou, como o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Octávio Correia, pode confirmar o talento, a criatividade e a dedicação dos alunos do Grande Colégio da Póvoa que para além de celebrar 25 anos, continua a Construir o Amanhã.

Fotos: JC - CM

partilhar Facebook
Banner Publicitário