O projecto Escola da Minha Vida continua a sua aposta no futuro de quem ainda cresce. Desta vez, 159 alunos das escolas básicas e secundárias do concelho da Póvoa de Varzim participaram, no dia 16 de Fevereiro, na aguardada grande final das Olimpíadas da Escrita, que tiveram como palco a Biblioteca Diana Bar.
A activa participação de professores e alunos neste desafio lançado pelo Município mereceu o agradecimento de Luís Diamantino, Vice-Presidente e Vereador da Educação da Câmara Municipal, que manifestou ainda o orgulho que sente “por ter escolas de nível tão elevado de excelência e com tanta qualidade no concelho”.
O escritor convidado, Tiago Salazar, presenteado com a figura d’A Poveira, falou da sua experiência em viagens literárias e outras transformadas em literatura.
O repto lançado aos alunos pelo escritor partiu da sua primeira obra Viagens Sentimentais, publicada em 2007, um relato de viagem que fez numa das zonas mais frias do mundo, a Sibéria, em que algo inaudito lhe acontece: perdeu o comboio.
Em 60 minutos, os jovens tiveram que desenvolver uma narrativa em poesia ou prosa. Os trabalhos executados, futuramente, serão avaliados por um júri, composto por um representante de cada escola e um convidado do Município, cabendo-lhes a responsabilidade de premiar os três melhores trabalhos por escalão e categoria.
As Olimpíadas da Escrita foram criadas com o objectivo de fomentar o gosto pela escrita e pela leitura. Como ler faz bem e escrever melhora a linguagem, quem fica a ganhar é o processo criativo de cada um. Na edição 2023/2024, a Festa de Encerramento das actividades do Projecto Escola da Minha Vida, decorrerá no dia 24 de maio, no Pavilhão Municipal.
Fotos: Rui Sousa