Voz da Póvoa
 
...

O uso consciente das redes sociais e dos jogos em Reflexão

O uso consciente das redes sociais e dos jogos em Reflexão

Educação | 16 Outubro 2025

 

O Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) promoveu na quarta-feira, 15 de Outubro, o Seminário RESTART – Conecta-te de Forma Consciente, uma iniciativa dedicada à reflexão sobre o uso equilibrado, responsável e consciente das redes sociais e dos jogos digitais. O evento foi realizado em parceria com a Rede Municipal da Saúde Mental de Barcelos, e decorreu no Auditório S. Bento Menni, em Barcelos, tendo reunido estudantes, docentes, psicólogos, profissionais de saúde e técnicos de acção social no mesmo objectivo.

Segundo nota enviada às redacções, especialistas em saúde mental e saúde pública abordaram, durante a manhã, o impacto das tecnologias digitais no bem-estar psicológico dos jovens, destacando a importância de desenvolver estratégias de autorregulação e de uso consciente.

A médica psiquiatra Inês Homem de Melo alertou para o aumento de comportamentos de dependência digital, citando um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto que revela que quase 20% dos estudantes admitem sentir-se “viciados” nas redes sociais, apresentando sintomas como ansiedade, insónia e dificuldade de concentração.

Por sua vez, o médico de saúde pública Fábio Gomes falou do programa Desconecta, um programa de promoção do uso saudável e seguro dos ecrãs, tendo para o efeito partilhado pistas e estratégias a adotar quando se utiliza os jogos, as redes sociais de forma a reduzir os comportamentos de dependência digital. O programa foi aplicado a estudantes da região de Aveiro.

O seminário contou ainda com o testemunho de um estudante do IPCA, presidente do Clube de Jogos de Tabuleiro, que destacou o papel positivo do jogo, e em particular dos jogos de tabuleiro, responsável na concentração, convívio e equilíbrio emocional. Os participantes tiveram também oportunidade de experimentar diferentes tipos de jogos, refletindo sobre as diferenças entre o digital e o presencial.

Integrado no Programa de Saúde Mental do IPCA, o Seminário RESTART reforça o compromisso institucional com a promoção do bem-estar, a prevenção de comportamentos de risco e o fomento de hábitos digitais saudáveis entre os jovens.

O Programa de Saúde Mental do IPCA resulta de uma candidatura aprovada ao Programa para a Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior, financiado pela DGES, com um apoio superior a 300 mil euros.

Fotos: IPCA

partilhar Facebook
3459/IPCA_Resta.jpg
3459/IPCA_Restar.jpg
3459/IPCA_Restart.jpg
Banner Publicitário