Voz da Póvoa
 
...

“O Mar começa aqui" com Boas Práticas de Preservação

“O Mar começa aqui" com Boas Práticas de Preservação

Educação | 21 Abril 2023

 

A escola como lugar de ensino e de projecto. Crescer a ouvir, a admirar o outro, aquele que é capaz de nos agarrar o interesse. Foi isso que aconteceu no Dia Mundial da Água, a 22 de Março, com os Lions Clube Póvoa Varzim a darem sequência ao projecto "O Mar começa aqui". Depois de ter semeado no Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, foi a vez de Rodrigo Moça explicar aos alunos do Agrupamento de Escolas Flávio Gonçalves, que incorpora também a Escola Básica Nova e a Escola Básica dos Sininhos, a importância da água na vida das pessoas, dos animais e das plantas. Sensibilizar a comunidade escolar para as boas práticas de preservação porque “o mar começa em qualquer sarjeta”.

A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, que se fez representar pelo Vice-Presidente e Vereador da Educação, Luís Diamantino e pelas Vereadoras do Turismo e do Ambiente, respectivamente Lucinda Amorim e Sílvia Costa; União de Freguesias Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, representada pelo Presidente Ricardo Silva, e Federação das Associações de Pais e Encarregados de Educação da Póvoa de Varzim, representada pela presidente Magda Costa.

“O Lions é uma instituição social que também se preocupa com o meio ambiente. Este simbólico azulejo com a inscrição ‘O Mar começa aqui’ será colocado numa sarjeta, lugar que recebe toda a água que circula nos passeios, nas nossas casas e termina o seu curso no mar. Se não tivermos um cuidado permanente com a reciclagem, colocar o plástico, o papel e o vidro nos sítios certos, estaremos a destruir o meio ambiente e, como sabemos, tudo acabará no mar. Naturalmente, o peixe ao alimentar-se dos resíduos que inadvertidamente atiramos ao chão e pela sarjeta seguiu para o oceano, não terá a qualidade alimentar que todos desejamos”, alertou Rodrigo Moça, que no final respondeu a uma série de perguntas dos alunos, relacionadas com a defesa e protecção dos oceanos e do meio ambiente.

A directora do Agrupamento de Escolas Flávio Gonçalves, Luísa Gomes, destacou a importância da iniciativa que “pretende sensibilizar a comunidade escolar no sentido de protegerem os oceanos”.
 
Separar os resíduos, diminuir o consumo de energia, evitar o desperdício de água, é o caminho mais fácil e eficaz para proteger o meio ambiente. Daí a importância do projecto “O Mar começa aqui...” 

partilhar Facebook
Banner Publicitário