Voz da Póvoa
 
...

O Homem Sonha e o Pavilhão Desportivo da ESEQ é uma Realidade

O Homem Sonha e o Pavilhão Desportivo da ESEQ é uma Realidade

Educação | 20 Fevereiro 2022

Inaugurado o Pavilhão Desportivo da Escola Secundária Eça de Queirós (ESEQ), o mundo pula e avança “dentro daquilo que são as nossas prioridades, temos na calha a renovação do pavilhão da Escola de Rates, com o projecto já concluído. Depois, aguardamos que o tribunal decida para avançarmos com o grande equipamento que é o Póvoa Arena, que será uma oferta muito qualificada para a prática desportiva, para além das outras que o equipamento está dimensionado. Temos também o novo equipamento do Póvoa Andebol que está a ultimar o projecto e o novo pavilhão de apoio à Escola Cego do Maio”, revelou Aires Pereira. 

Quanto ao sonho tornado realidade, o presidente da Câmara recordou na inauguração do novo espaço desportivo, na sexta-feira, que “desde os anos 70, quando frequentei esta escola, sentia a falta deste equipamento. Passados mais de 40 anos, pudemos realizar o sonho e ter aqui um equipamento de referência que vai servir, não só a comunidade escolar, mas toda a comunidade associativa desportiva do concelho. É mais uma oferta dentro das necessidades que vamos sentindo de equipamentos desportivos. É um momento muito relevante para a comunidade”.

O Edil deixou ainda uma mensagem aos alunos: “Hoje em dia, é mais fácil arranjar dinheiro para construir as infraestruturas do que mantê-las, por isso, é importante que os alunos tenham essa consciência, de que isto é algo que tem que perdurar para as gerações futuras. A qualidade deste equipamento, tanto ao nível do piso como de todos os materiais, a sua qualidade merece uma boa prática de utilização”.
  
Por seu lado, o director da ESEQ, José Eduardo Lemos, destacou a importância do Pavilhão agora inaugurado: “Estávamos a necessitar há algum tempo deste equipamento para a prática da educação física e Desporto Escolar. É uma obra muito bem enquadrada e de grande qualidade. É uma boa notícia para os alunos e para a comunidade. Sinto-me feliz porque era uma reivindicação de muitos anos para melhoria da qualidade. De facto, tínhamos instalações desportivas, mas as condições e a qualidade não eram as ideais. Dois dos espaços que tínhamos vão ser remodelados para salas de aula e o ginásio vai manter-se para educação física”.

Aires Pereira e José Eduardo Lemos assinaram um Protocolo de cooperação e cedência do Pavilhão (um investimento de dois milhões de euros, por parte do município), que será também partilhado pelas associações desportivas locais em período e horário pós-escolar.
  
O equipamento desportivo permite a prática, simultânea ou em separado, de várias modalidades, tais como basquetebol, andebol, voleibol, badminton e futsal. Além da área principal, o pavilhão tem várias salas, gabinetes, balneários de apoio aos atletas, um ginásio e bancada para 230 pessoas, das quais 150 lugares sentados. Para o horário pós-escolar, tem acesso independente pela Rua Dr. Alberto Pimentel.

partilhar Facebook
Banner Publicitário