Voz da Póvoa
 
...

Mobilidade Estudantil, Línguas e Culturas

Mobilidade Estudantil, Línguas e Culturas

Educação | 25 Janeiro 2022

O Clube Europeu da Escola Secundária Eça de Queirós (ESEQ), à semelhança do que fez em anos anteriores, dinamizou uma sessão aberta, proporcionando aos alunos deste estabelecimento de ensino, interagir com estudantes estrangeiros que se encontram a frequentar a Faculdade de Letras da Universidade do Porto, no âmbito de programas de Mobilidade Estudantil.
 
A sessão assumiu-se muito enriquecedora, com a participação activa dos alunos, colocando questões sobre aspectos culturais inerentes aos diversos países de origem dos estudantes convidados, nomeadamente Luxemburgo, Bélgica, Brasil, Turquia e Noruega. Foram abordados, ainda, aspectos relacionados com programas europeus de mobilidade transnacional, designadamente as vantagens resultantes destes projectos académicos e os constrangimentos vivenciados pelos presentes. Os alunos tiveram a oportunidade de falar em línguas estrangeiras num contexto de comunicação intercultural real e autêntica, possibilitando exercitar competências de produção oral visando a preparação para a arte de bem falar em público.
 
Durante a sessão, “os alunos reforçaram competências linguísticas e sociais, sentindo-se mais motivados, certos de que num futuro breve, participarão em projectos similares. Os nossos jovens ficaram convictos de que os programas de mobilidade estudantil se assumem como essenciais ao enriquecimento do currículo, ao alargamento de horizontes, à integração plena no mundo do trabalho, à promoção de valores como a tolerância e o respeito pelas diferenças, à realização pessoal e ao exercício de uma cidadania europeia activa”, reforça o clube Europeu da ESEQ.

O tempo dedicado a esta actividade revelou-se insuficiente, ficando a promessa de que o Clube Europeu irá promover futuros encontros onde questões relacionadas com estudar, viajar e experimentar, em simultâneo, a vida e a cultura de um outro país serão temática obrigatória a abordar.

partilhar Facebook
1221/ESEQ_2.jpg
1221/ESEQ_1.jpg
Banner Publicitário