Voz da Póvoa
 
...

Literacia em Saúde

Literacia em Saúde

Educação | 17 Novembro 2020

A pandemia por COVID-19 constitui um desafio significativo para toda a comunidade mundial, com grandes repercussões sociais e económicas. O contexto que atravessamos apela à responsabilidade individual no que diz respeito ao controlo da doença. 
Atualmente, dado o aumento significativo do número de novos casos, foi decretado o estado de emergência. São, por isso, adversos os tempos que vivemos. É preciso saber viver este tempo, desenvolver a capacidade de tolerância e de resiliência e pensar na segurança de todos e de cada um em particular. 
Existe um conjunto de medidas individuais, que devemos cumprir, para minimizar a transmissão não apenas do novo coronavírus, mas também de outros vírus e bactérias. É fundamental manter um distanciamento de, pelo menos, dois metros entre pessoas e deve haver sempre o cuidado de assegurar a higiene das mãos. É também vital cumprir as regras de etiqueta respiratória, isto é, medidas para evitar a propagação da doença, como cobrir a boca e o nariz ao espirrar ou tossir, usar um lenço de uso único para conter as secreções respiratórias e colocá-lo de seguida no lixo, lavar as mãos com água e sabão, principalmente após o contacto com as secreções respiratórias e / ou gotículas,  e  evitar tocar nos olhos, nariz e boca e nas superfícies de uso frequente, como, por exemplo, portas, puxadores, mesas. Como medida de proteção adicional, deve garantir-se o uso da máscara nos adultos e crianças a partir dos 10 anos de idade. Estes são gestos simples que podem salvar vidas. 
De olhos no futuro e pés no presente, com o objetivo comum de superar este grande desafio, é possível vencer esta batalha. O contributo individual é representativo no esforço conjunto da nossa comunidade. Está nas nossas mãos o seu cumprimento. Lembre-se: seja hoje e sempre um agente de saúde pública! 

Grupo de Coordenação Local – Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA), do Aces Póvoa de Varzim/Vila do Conde. 

partilhar Facebook
Banner Publicitário