Reconhecer é também uma prova de gratidão. O Lions Clube e o Leo Clube da Póvoa de Varzim, representados na presidência, respectivamente, por Rodrigo Moça e Tatiana Pinheira, para além da solidariedade social como primeira honra e motivação, realizaram, no dia 24 de Novembro, a habitual cerimónia de distinção com o prémio escolar, relativos ao ano lectivo 2022/23, os três melhores alunos do secundário de cada escola do conselho poveiro.
O evento aconteceu na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, onde estiveram presentes os homenageados, familiares, membros do Lions Clube o Presidente do Lions, Rodrigo Moça, o vice-presidente da Câmara Municipal, Luís Diamantino, e os três representantes das escolas – pela Secundária Rocha Peixoto, Luís Samuel Fabião; Escola Secundária Eça de Queirós, José Carlos Silva, e do Grande Colégio de Amorim, Rui Maia, que deixaram palavras de agradecimento e elogio os homenageados.
Lido o código de ética do Lions Clube, seguiu-se a cerimónia, com a chamada dos alunos. Do Colégio de Amorim, foram distinguidos – Benedita Laranjeira (média de 20 valores), actualmente a frequentar a licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP); Gustavo Henrique Madureira (média de 20 valores), a cursar Engenharia Informática e Computação na FEUP, e Eduarda da Cruz (média de 19,7 valores), actualmente em Gestão na Faculdade de Economia da Universidade do Porto.
Pela Escola Secundária Eça de Queirós, foram distinguidos – Ana Madalena Rebelo (média de 20 valores), actualmente em Engenharia e Gestão Industrial na FEUP; Pedro Rodrigues (média de 20 valores), aluno de Medicina na Universidade do Porto; Gonçalo André Leonor (média de 20 valores), também em Medicina na Universidade do Porto. Seguiram-se as distinções aos alunos da Escola Secundária Rocha Peixoto – Helena Solino Ribeiro (média de 19,8 valores), actualmente estudante de Medicina no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar; Joana Vanessa Furtado (média de 19,6 valores), estudante de Gestão na Universidade do Minho, e Pedro Costa e Sousa (média de 19,5 valores), aluno de Engenharia e Gestão Industrial na FEUP.
No final, Rafaela Miranda, Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal, proferiu e abriu a palestra “A importância da excelência fora da escola”, com uma recordada fotografia, onde também ela recebeu o prémio de mérito enquanto estudante, tendo também sido Leo. Depois, desfilou imagens dos lugares de viagem e trabalho, quer na União Europeia ou nas Nações Unidas. Incentivou os alunos distinguidos a nunca desistirem dos seus sonhos e alertou-os que nas entrevistas de emprego nunca lhe perguntaram pela média 20 valores.
No decorrer do mês de Dezembro os Lions Clube participam conjuntamente com a Vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal, Andrea Silva, na entrega de cabazes de Natal a famílias carenciadas.
No dia 9 de Dezembro, os Lions organizam um jantar solidário no Centro Social Bonitos de Amorim cuja receita reverte a favor do mesmo.
Fotos: JCM e JP