Voz da Póvoa
 
...

Greve Fecha Escola EB 2,3 de Aver-o-Mar

Greve Fecha Escola EB 2,3 de Aver-o-Mar

Educação | 18 Janeiro 2023

 

A luta dos professores pela valorização profissional continua. Uma greve de professores e auxiliares de educação encerrou ao início da manhã, desta quarta-feira, a Escola EB 2,3 de Aver-o-Mar.
 
Isabel Pessoa, docente desta escola e dirigente do S.T.O.P. - Sindicato de Todos os Professores e Profissionais de Educação, contesta entre outras, as propostas de alteração aos concursos e a descentralização de competências, no sector da educação, para as autarquias. E reivindica a contabilização do tempo de serviço e a possibilidade de reforma depois de 36 anos de serviço sem qualquer penalização.

Os professores defendem uma gestão e recrutamento pela graduação do profissional e sem perfil ou mapas, sem conselhos de directores a selecionarem o recrutamento. 
Entre outras reivindicações dos professores está um aumento do salário que compense a inflação. O sindicato alerta para o facto de os professores, desde 2009, terem perdido mais de 20% do seu poder de compra. Os docentes querem também a contagem de todo o tempo de serviço docente e o acesso ao 5.º e 7.º escalões sem quotas.


Nota: Dentro em breve desenvolveremos esta notícia com declarações de Isabel Pessoa, docente e dirigente do S.T.O.P. - Sindicato de Todos os Professores e Profissionais de Educação.

partilhar Facebook
Banner Publicitário