Voz da Póvoa
 
...

Flávio Gonçalves Diria que Foi Inaugurado o Futuro

Flávio Gonçalves Diria que Foi Inaugurado o Futuro

Educação | 20 Dezembro 2021

Alunos, professores, representantes de associações, entidades civis e militares estiveram, na quinta-feira, presentes na inauguração da requalificação da Escola Básica Dr. Flávio Gonçalves, pelo presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. O investimento, concluída a obra, atingiu os 4 milhões e 700 mil euros.

Assinado o Protocolo entre o Município e a Direção da Escola, que prevê a utilização gratuita do Pavilhão Gimnodesportivo pelas associações do concelho, fora do período escolar, através da entrada autónoma criada com a empreitada, Aires Pereira agradeceu a compreensão da comunidade escolar e dos encarregados de educação referindo que “hoje é um dia muito importante para toda a nossa comunidade escolar”.

A obra da EB 2,3 Flávio Gonçalves teve uma primeira fase de incumprimento que levou a autarquia a tomar posse administrativa da empreitada e fazer nova adjudicação, tendo a obra sido retomada no final de 2020. “O importante é a sua devolução à comunidade escolar, a qualidade da intervenção que ainda fomos a tempo de salvar e o sentimento quer de alunos, quer de professores que esta foi uma solução construída em conjunto com a comunidade escolar e a solução final traduz isso mesmo. É mais um sentimento de dever cumprido, e a forma de execução da obra permite uma longevidade à escola. Tivemos muitas preocupações de sustentabilidade que permite reduzir os custos de manutenção. Relativamente ao segundo concurso, cumpriram-se os prazos contratualizados”, referiu o Edil.

Por seu lado, a directora do Agrupamento de Escolas, Luísa Gomes reconhece que, “a Escola resulta do sonho, do esforço e do trabalho de todos aqueles que durante cerca de dois anos, tudo fizeram para que este momento acontecesse. Hoje contamos com uma escola moderna, acolhedora e preparada para enfrentar os desafios do presente e do futuro. A escola continuará empenhada em contribuir na formação dos jovens deste concelho. Cumpriremos o desafio de construir uma escola de todos para todos, onde é bom estudar, crescer e aprender para assegurar um futuro melhor”.

Seguiu-se uma visita às novas instalações conduzida por Luísa Gomes, onde foi possível verificar as diferenças entre o antes e o depois, fundamentalmente ao nível das salas de aula cujo acesso passou a ser coberto e apoiado por uma sala de estudos central. Também o novo Pavilhão Gimnodesportivo, agora dotado de 8 balneários e de uma sala de ginástica adicional é hoje a menina dos olhos da escola.

O processo de descentralização em curso promovido pelo Governo, segundo Aires Pereira, não deixa ninguém tranquilo: “O Ministério da Educação não é pessoa de bem, ao não cumprir os contratos que tem com o município. Já concluímos a Escola de Aver-o-Mar há mais de um ano e ainda não recebemos a comparticipação do ministério. Isso faz-nos desconfiar da boa vontade do Governo relativamente ao processo de descentralização que está em curso e se deve operar no dia 1 de Abril. Quer sobre o ponto de vista dos meios financeiros que nos vão ser alocados, quer das dificuldades que das escolas. Fiquei satisfeito por terem estado todos os directores dos agrupamentos escolares da Póvoa de Varzim, o que quer dizer que estamos todos sintonizados e vamos trabalhar em conjunto no âmbito destas novas competências, para que a vida escolar seja pouco afectada e até melhorada. Agora, as verbas que estão a ser divulgadas são manifestamente insuficientes e não cobrem sequer as despesas daquilo que hoje acontece. Isso está a ser demonstrado e estamos a trabalhar no sentido de perceberem que não é possível fazer a descentralização nos termos em que está a ser proposta”.

partilhar Facebook
Banner Publicitário