Voz da Póvoa
 
...

Federação das Associações de Pais Promoveu Primeira Reunião Aberta

Federação das Associações de Pais Promoveu Primeira Reunião Aberta

Educação | 5 Novembro 2022

 

No dia 28 de Outubro, no Museu Municipal, o “Início do Ano lectivo, Um novo paradigma de proximidade” foi o mote da primeira Reunião Aberta da responsabilidade da Federação das Associações de Pais e Encarregados de Educação da Póvoa de Varzim (FAPEEPV), constituída no primeiro dia de Abril do ano corrente, e composta por elementos das diversas associações de pais do concelho.

A iniciativa, que passou por fazer um balanço do arranque do ano lectivo, contou com a presença da Presidente de Direcção da FAPPEEPV, Magda Costa, do Vice-presidente e Vereador da Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, do representante dos Pais no Conselho Nacional de Educação, Jorge Ascensão, da Presidente da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), Mariana Carvalho e dirigentes de agrupamentos escolares.

Entre outros assuntos, a transferência de competências no domínio da educação, levou Luís Diamantino a lembrar a forma desarticulada com que o poder central conduziu todo o processo e os encargos imputados às autarquias pela falta de atribuição de verbas correspondentes às novas competências a assumir. Isto causou “transtornos de gestão”, mas nada faltará às escolas do concelho da Póvoa de Varzim, pois “cada cêntimo investido na educação é um investimento no nosso futuro”, concluiu.

Para Jorge Ascensão, a educação “é a construção de um ser humano e a escola e a família devem andar a par”, reforçou também “a importância das Associações de Pais enquanto responsáveis pela sua representação efectiva nos respectivos estabelecimentos de ensino, mas também da Federação enquanto representante dos pais e encarregados de educação de todo o Concelho”.

No encerramento da sessão, Mariana Carvalho, incidiu a sua intervenção na importância “da união e do trabalho em parceria entre toda a comunidade com o objectivo supremo de criarmos crianças e jovens felizes”.

partilhar Facebook
1770/-0001.jpg
1770/-0002.jpg
Banner Publicitário