Voz da Póvoa
 
...

Escolas Vão Receber Desfibrilhadores Oferecidos pelo Hospital da Luz

Escolas Vão Receber Desfibrilhadores Oferecidos pelo Hospital da Luz

Educação | 17 Fevereiro 2022

O Hospital da Luz Póvoa de Varzim, com a colaboração da Fundação Portuguesa de Cardiologia, vai oferecer desfibrilhadores e dar formação em Suporte Básico de Vida (SBV) aos alunos de quatro escolas da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, contribuindo dessa forma para uma escola mais segura.
 
Em comunicado, a Unidade de Saúde explica que “esta iniciativa insere-se no âmbito do programa ‘20 anos, 20 causas’, com o qual estão a ser celebrados os 20 anos da Luz Saúde, grupo proprietário da rede Hospital da Luz”.
 
E acrescenta que “a formação dos colaboradores das escolas que ficarão responsáveis pela utilização dos aparelhos, foi já realizada em Novembro de 2021, em cursos certificados e ministrados pela FPC”.
 
Os aparelhos DAE (Desfibrilhação Automática Externa) serão entregues durante a tarde desta quarta-feira e de quinta-feira, à Escola Secundária Eça de Queirós, Colégio de Amorim, Escola Secundária Rocha Peixoto, na Póvoa de Varzim, e ao Colégio Forte em Vila do Conde. Ou seja, duas escolas públicas e duas privadas.

A formação em manobras de SBV para os alunos destes estabelecimentos iniciar-se-á “no próximo mês de abril, através de uma equipa de enfermeiros do Hospital da Luz Póvoa de Varzim”, pode ler-se na nota informativa. 

Juntos aprendemos. Juntos, podemos salvar vidas! 

Segundo um estudo, estima-se que, “a cada 90 segundos, uma pessoa entra em paragem cardiorrespiratória, que constitui uma das principais causas de morte em todo o mundo. As manobras de SBV aumentam substancialmente a probabilidade de sobrevivência das vítimas, se iniciadas nos primeiros minutos após a paragem cardíaca”.

 Recentemente o INEM divulgou que “apenas cerca de 200 dos mais de 5.000 estabelecimentos de ensino existentes em Portugal têm aparelhos DAE". 

De acordo com a Luz Saúde, a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) surgiu, naturalmente, entre as instituições que seleccionou para apoiar no seu programa ‘20 anos, 20 causas’. O Hospital da Luz Póvoa de Varzim, por seu turno, foi o vencedor do desafio interno, lançado entre as unidades do grupo, para escolher algumas escolas da sua região de influência, e oferecer os meios básicos para ajudar a salvar vidas, nomeadamente: 1 aparelho DAE (Desfibrilhador Automático Externo); 6 cursos certificados de SBV ministrados pela FPC e Formação aos alunos.
 
E conclui que “foi com grande entusiasmo e satisfação que o Hospital da Luz Póvoa de Varzim embarcou nesta causa. Estamos certos de que esta oferta constituirá uma mais-valia para as escolas da nossa região, pois estarão a partir de agora apetrechadas para enfrentar situações de paragem cardiorrespiratória, com os devidos equipamentos e pessoas com conhecimento técnico”.
 
Juntos, vamos salvar vidas!

partilhar Facebook
1248/Fachada_HLuz_Povoa_02.jpg
1248/Fachada_HLuz_Povoa_Edificio_02_.jpg
Banner Publicitário