Voz da Póvoa
 
...

Escola das Machuqueiras Requalificada e Inaugurada

Escola das Machuqueiras Requalificada e Inaugurada

Educação | 19 Setembro 2022

 

Não podia ser melhor para os alunos da Escola Básica das Machuqueiras, o arranque do ano lectivo. No dia 16 de Setembro, foi inaugurada a reabilitação e ampliação daquele estabelecimento de ensino em Laúndos, pelo Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira e pelo director do Agrupamento da Escola de Rates, no qual se inclui a escola das Machuqueiras, José Augusto Monteiro. A obra iniciou no primeiro trimestre do ano passado.

“Inauguramos este espaço moderno e actual que vai servir a freguesia de Laúndos, permitir aos alunos melhores condições e oportunidades iguais para aprenderem, adquirirem as competências que são fundamentais para o seu futuro e serem felizes. Este é um momento ansiado por todos há muito tempo. Devemos sentir muito orgulho, porque é uma escola que vai servir o futuro da nossa comunidade”, referiu José Augusto Monteiro. 

O director frisou ainda o contributo do executivo camarário, na pessoa do seu presidente que, “tem investido no parque escolar do concelho, garantindo que todos os alunos tenham as mesmas condições, é o que temos observado nas intervenções feitas nas escolas do agrupamento”. E citou o economista britânico Sir Arthur Lewis “Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido."

Na sua intervenção Aires Pereira saudou todos os presentes e começou por agradecer a “compreensão dos pais, professores, alunos e funcionários que aguentaram durante este tempo todo, a escola a funcionar neste espaço em condições muito precárias, nuns contentores, sempre com espírito de colaboração. Essa vossa paciência ajudou-nos a conseguir este belo resultado que aqui temos”.

O Edil lembrou que o investimento na Escola das Machuqueiras foi de 1,1 milhões de euros, porque “a educação para o município da Póvoa de Varzim é mais do que uma paixão. As paixões passam. Temos vindo a fazer uma remodelação completa do parque escolar e só nos últimos 8 anos o investimento ultrapassa os 14 milhões de euros”. E acrescenta que “não ficamos por aqui, temos já aprovado no PRR – Plano de Recuperação e Resiliência – a remodelação da escola da Senhora da Saúde, com a construção de um jardim-de-infância, creche e centro de dia. Somos apologistas desta trilogia, que é juntar os mais idosos e os mais novos no mesmo espaço. É um investimento de mais um milhão de euros que já está em fase de projecto para rapidamente lançarmos o concurso”.

Com a transferência de competências e para afirmar o compromisso do município com a educação, Aires Pereira revelou: “Temos já preparado mais um pacote de 15 milhões de euros para a renovação da Escola Eça de Queirós, Escola de Rates, Escola Cego do Maio e na Escola Campo Aberto de Beiriz”.

A intervenção na Escola das Machuqueiras serviu para criar um salão polivalente dotado de copa e refeitório, várias salas de trabalho onde se inclui uma sala de apoio e biblioteca, mas também espaços dedicados às actividades lectivas.

Na cerimónia foi descerrada a placa inaugural e içada na escola a bandeira do Município da Póvoa de Varzim. Seguiu-se uma atuação de karaté por quatro alunos de iniciação, conduzidos pelo mestre Extermina e a actuação de um coro de alunos do 1º ao 4º ano, acompanhados pelo professor Rodolfo Cunha, numa organização da Associação de Pais e Amigos das Escolas e Jardins de Infância de Laúndos. O evento terminou com uma sessão do projecto “É Bom Pedalar Aqui”, incluído na Semana da Mobilidade.

partilhar Facebook
Banner Publicitário