Voz da Póvoa
 
...

Escola Cego do Maio Promove Conversa com Poveiras

Escola Cego do Maio Promove Conversa com Poveiras

Educação | 10 Dezembro 2021

Não se tratava de homenagear a mulher, mas de uma conversa com reconhecidas personalidades no feminino poveiro. Daí, a EB 2,3 Cego do Maio ter promovido no dia 7 de Dezembro, uma Mesa Redonda com: Aurora Cunha, figura histórica e incontornável do atletismo nacional; Lucinda Campos Amorim, Vereadora dos Pelouros do Desenvolvimento Económico, Turismo, Agricultura e Pescas; Sílvia Gomes Costa, Vereadora dos pelouros do Ambiente e da Inteligência Urbana; Luísa Tavares Moreira, Presidente da delegação da Póvoa de Varzim da Cruz Vermelha Portuguesa e da Casa do Regaço; Manuela Ribeiro, Directora do Gabinete de Projectos Culturais do Cine-Teatro Garrett e Rita Nova, Coordenadora da Associação Pathos.

A iniciativa enquadrou-se no Plano de Actividades da disciplina de Projeto+ e do Projeto Erasmus+/eTwinning “SHE’S the Change”, desenvolvido em parceria com escolas de Espanha (Tenerife), Itália e Grécia e que prevê em cada uma das escolas, que os alunos da EB 2,3 Cego do Maio, conheçam melhor mulheres que se têm destacado na cidade em que habitam, desafiando-os a pesquisar sobre mulheres da sua área de residência, que se evidenciam em diferentes áreas, dando a conhecer o seu trabalho nas artes, nas letras, na defesa dos direitos humanos, na defesa de minorias, na promoção da interculturalidade, na protecção do ambiente e no desporto, entre outros.

Os alunos da turma E do 8.º ano prepararam e dinamizaram esta actividade no auditório da escola, abrindo-o à comunidade, tendo conduzido todo o processo, desde a visita guiada pela escola até à moderação da mesa redonda, colocação das perguntas, filmagem e aspectos técnicos. A conversa girou em torno do papel activo e interventivo destas mulheres na comunidade, mas também abordou temas como a Solidariedade, Igualdade e Sustentabilidade, Saúde, trabalhados no Projecto Erasmus+ e na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

A conversa com as convidadas prolongou-se por duas horas, tendo cada uma dado o seu testemunho, mas também mensagens de incentivo, perseverança e respeito pelo outro. Um momento de aprendizagens para todos os envolvidos.

A Secretária de Estado da Educação, Inês Ramires, que se encontrava na escola para uma visita e reunião de trabalho, compareceu por alguns momentos na actividade, deixando uma palavra de apreço às convidadas e especialmente aos professores e alunos pela iniciativa.

Para a EB 2,3 Cego do Maio “pesquisar, valorizar, relatar e divulgar o trabalho destas mulheres é uma forma de os alunos desenvolverem algumas competências como o pensamento crítico e criativo, aprofundar o saber científico e tecnológico, aumentar a sua sensibilidade estética e artística, produzir textos e trabalhar formas de comunicação e informação. Os objectivos foram plenamente atingidos: Trazer o mundo real para a sala de aula, promover a colaboração entre alunos e aprender por meio da metodologia de Projecto”.

partilhar Facebook
1141/ESCOLA_C_MAIO_2.jpg
1141/ESCOLA_C_MAIO_1.jpg
1141/ESCOLA_C_MAIO_3.jpg
1141/ESCOLA_C_MAIO_4.jpg
Banner Publicitário