Voz da Póvoa
 
...

Erasmus+ Virtual no Agrupamento de Escolas de Rates

Erasmus+ Virtual no Agrupamento de Escolas de Rates

Educação | 29 Outubro 2021

O Agrupamento de Escolas de Rates promoveu entre 18 e 22 de Outubro, o projecto Mobilidade Virtual Erasmus+ com o lema: a ecologia, a solidariedade e direitos humanos.

Desde Março de 2020, que a pandemia criou impedimentos e restrições, mas também novos desafios que motivaram outras formas de concretizar os projectos Erasmus+, obrigando todos os intervenientes a adaptarem-se aos novos tempos. Nas mobilidades integradas nos projectos, as deslocações tornaram-se impossíveis e a solução tornou-se virtual na aproximação e na forma de receber alunos da Itália, Grécia, Polónia e Espanha.
 
O projecto, que tem como lema “ Com os alunos no mundo dos valores europeus”, desenvolveu-se durante esta mobilidade sob três temáticas basilares: a ecologia, com a organização de uma limpeza de praia em todos os países e um workshop com a autora do livro “Vida lixo zero” e blogger Ana Milhazes; a solidariedade, através de um workshop com o realizador e artista gráfico Paulo Patrício a propósito da sua curta-metragem “Surpresa”, e da criação de pequenos filmes por parte dos alunos sobre esta temática; por último. os direitos humanos, em que todos os alunos elegeram um humanista do seu país natal e organizaram uma apresentação para divulgar a sua acção e vida juntos dos colegas dos países parceiros.

 O futuro revelou-se no presente e houve ainda a oportunidade para os alunos participarem numa visita guiada, transmitida em streaming, à Igreja de S. Pedro de Rates e ficarem a conhecer a Cividade de Terroso. Estas duas atividades contaram com a preciosa colaboração do Dr. José Flores, diretor do Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim.

Aos alunos portugueses coube apresentar a Escola Básica de Rates, o Albergue e o Museu do Linho da Vila de S. Pedro de Rates.

O encontro permitiu também uma interação cultural, já que na festa de despedida todos os participantes envolvidos tiveram a oportunidade de experimentar iguarias dos países envolvidos porque antecipadamente foram partilhadas receitas de cada país para que todos as pudessem preparar e saborear.

Apesar das limitações inerentes a uma mobilidade virtual, a rica e inolvidável experiência não será esquecida tão cedo pelos alunos.

partilhar Facebook
Banner Publicitário