Voz da Póvoa
 
...

“É Bom Pedalar Aqui!” e em Cinco Escolas do Concelho

“É Bom Pedalar Aqui!” e em Cinco Escolas do Concelho

Educação | 19 Abril 2021

O projecto “É Bom Pedalar Aqui” foi apresentado pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim em Setembro do ano passado às escolas do concelho, uma iniciativa de Educação Ambiental que visa promover o ensino e a prática do uso da bicicleta pelo público infantil, totalmente financiada pelo Fundo Ambiental – ENEA na sequência da aprovação da candidatura apresentada pela autarquia poveira.

Não é novidade que as crianças têm a capacidade de assumir rapidamente novos comportamentos e de levar os seus familiares a interiorizarem novas rotinas. Por essa razão, o projecto “É Bom Pedalar Aqui!” passou a ser uma oportunidade para os alunos do 1.º ciclo aprender a andar de bicicleta, na segurança que o contexto escolar proporciona, enquanto desenvolvem, em paralelo, princípios de cidadania activa em grupo, abrindo espaço a um futuro mais ecológico.

Uma das fases de implementação do “É Bom Pedalar Aqui!”, foi concretizada com pavimentos e sinalética de curtos circuitos cicláveis em cinco Escolas Básicas que aderiram ao projecto: Escolas de Cadilhe (Amorim), do Teso (Estela), da Granja (Rates), do Desterro e do Século, estas últimas na Póvoa de Varzim.

A autarquia informa que “o próximo passo é dado com workshops teórico-práticos em grupo de utilização da bicicleta, circulação segura e incentivo ao uso partilhado e responsável do espaço público, os quais contarão com a colaboração de associações locais, que habitualmente promovem atividades e iniciativas de mobilidade sustentável no concelho da Póvoa de Varzim”.

partilhar Facebook
779/e_bom_pedala.jpg
779/e_bom_pedalar.jpg
779/e_bom_padal.jpg
Banner Publicitário