Voz da Póvoa
 
...

Dia da Reanimação Cardiopulmonar foi Evocado pela US Rotary

Dia da Reanimação Cardiopulmonar foi Evocado pela US Rotary

Educação | 18 Outubro 2021

A Universidade Sénior Rotary Club da Póvoa de Varzim (USRCPV), evocou, mais uma vez, o dia da reanimação cardiopulmonar (CPR) - “World Restart A Heart” (WRAH), que se comemora mundialmente a 16 de Outubro.

Este ano o lema da campanha, CPRSavedMyLife, coloca os sobreviventes de paragem cardiorrespiratória (PCR) em destaque e encoraja-os a partilharem as suas histórias, sublinhando a importância da aprendizagem das manobras de Suporte Básico de Vida por todos os cidadãos.

Na última sexta-feira, dia 15 de Outubro, na aula de Cuidados de Saúde, foi isso que fizeram as médicas do Grupo de Emergência Médica do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Isabel Malafaya e Manuela Marques. Tendo como convidados Vânia Pereira, enfermeira do Serviço de Medicina Intensiva do Hospital Pedro Hispano, e Rui Rodrigues, sobrevivente de uma paragem cardíaca em 1999, ele próprio profissional de saúde, apresentaram os passos iniciais da abordagem de uma vítima de PCR e promoveram um debate informal sobre as questões relacionadas com os eventos que ocorrem nos cenários de ressuscitação cardiopulmonar, nas unidades de Cuidados Intensivos, e na vida dos sobreviventes e das suas famílias.
 
A partilha de conhecimento e de experiências dos diversos profissionais de saúde, do “sobrevivente” Rui Rodrigues, e dos próprios alunos “sénior”, contribuíram para o cumprimento do objectivo desta iniciativa: consciencializar a sociedade para a importância de todos aprenderem a ajudar a “salvar vidas”.

partilhar Facebook
1053/001-saude.jpg
1053/000-saude.jpg
1053/002-saude.jpg
Banner Publicitário