Voz da Póvoa
 
...

Desafios da Diversidade Cultural em Contexto Escolar

Desafios da Diversidade Cultural em Contexto Escolar

Educação | 15 Maio 2026

 

Decorreu no Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, no dia 13 de Maio, as IX Jornadas Sociais e Educativas, um momento de reflexão, partilha e aprendizagem para a comunidade educativa.

As jornadas sob o tema “Novos Rostos, Novas Culturas: Migrações e construção de uma escola plural”, tiveram como objectivo fomentar o debate e a reflexão sobre os desafios e oportunidades associados à diversidade cultural e à construção de uma escola mais inclusiva e com sentido de humanidade.

A iniciativa contou com a participação da Vereadora, da Coesão Social da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Carina Moreira; da Directora do Agrupamento, Helena Costa, e de vários especialistas e convidados de reconhecido mérito nas áreas da educação, migrações e inclusão, que proporcionaram nos quatro painéis momentos de diálogo, diversidade e partilha de experiências, sobre a importância da construção de uma escola plural, da adopção de medidas de acolhimento e escolarização, na valorização dos percursos escolares dos alunos migrantes e da promoção da inclusão, diversidade e cidadania. 

Fotos: DR - CM

partilhar Facebook
Banner Publicitário