Voz da Póvoa
 
...

Concurso Nacional de Leitura

Concurso Nacional de Leitura

Educação | 7 Fevereiro 2020

Na antecâmara da 21ª edição do Correntes d’Escritas, o maior encontro de escritores de expressão ibérica que se realiza de 15 a 23 de Fevereiro, 38 alunos do 1º, 2º e 3º ciclo e do ensino secundário da Póvoa de Varzim participaram na Fase Municipal do 14º Concurso Nacional de Leitura.

No Diana-Bar, de caneta na mão, os participantes foram desafiados a soltar todas as inspirações, a conversar por dentro para escrever por fora, como que a colocar as ideias e os pensamentos no papel, tendo como prémio a possibilidade de representar a Póvoa de Varzim na Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura, uma iniciativa lançada pelo Plano Nacional de Leitura, pela Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, e pela Rede de Bibliotecas Escolares.

Os alunos foram sujeitos à realização de uma prova escrita (eliminatória), sobre as obras que estavam a concurso, e, posteriormente, a uma prova oral, que compreendia uma prova de leitura expressiva, uma prova de argumentação e uma prova de conhecimento das obras. A lista dos alunos vencedores é a seguinte:

1º Ciclo – Miguel Nipo da Fonseca (EB1 Sininhos), João Augusto Morais de Vasconcelos (EB1 Sininhos) e Inês Amorim Sistelos (EB1 Cadilhe – Amorim).

2º Ciclo – Simão Pedro Rocha Trocado Monteiro (EB 2,3 Flávio Gonçalves), João Afonso Correia Ribeiro (EB 2,3 de Rates) e Matilde Lordelo Salgado (EB 2,3 de Aver-o-Mar).

3º Ciclo – Sofia Martins Peixoto (EB 2,3 de Rates), Afonso Costa Amorim (EB 2,3 Flávio Gonçalves) e Ana Francisca da Conceição Ramos (EB 2,3 de Aver-o-Mar).

Ensino Secundário – João Pedro Vieira Ferreira (Escola Secundária Rocha Peixoto), Raquel Frutuosa Laranjo (Escola Secundária Rocha Peixoto) e Filipa Morim Madeira (Escola Secundária Eça de Queiroz).

 

partilhar Facebook
240/Concurso-de-leitura-015.jpg
240/Concurso-de-leitura-001.jpg
240/Concurso-de-leitura-004.jpg
Banner Publicitário