Voz da Póvoa
 
...

CiberSegurança – Como? Quando? Porquê?

CiberSegurança – Como? Quando? Porquê?

Educação | 3 Março 2023

 

No dia 27 de Fevereiro, os alunos dos cursos de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e de Técnico de Informática de Gestão da Escola Secundária de Rocha Peixoto, participaram na palestra “CiberSegurança – Como? Quando? Porquê?”, organizada pelas respectivas directoras de curso, professoras Fernanda Santos e Suzana Cerqueira.

Contamos com a presença de individualidades de reconhecido mérito. A directora de operações da empresa Arturai, Dr.ª Helena Silva, expôs os ataques cibernéticos mais frequentes às redes informáticas. A segunda intervenção foi da responsabilidade do Dr. Bernardino Martins, inspector da Polícia Judiciária e chefe da brigada dedicada à investigação do crime informático, inserida na Secção de Investigação do Cibercrime e da Criminalidade Tecnológica da Diretoria do Norte da Polícia Judiciária. Por fim contamos com a presença do Dr. Afonso Oliveira, deputado à Assembleia da República, que se pronunciou sobre a aprovação de leis e da responsabilidade do Estado Português perante situações de ataques no ciberespaço, tendo apresentado os resultados de estudo estatístico na área.

A palestra, que constituiu uma excelente oportunidade para conhecer a forma de funcionamento efectivo das empresas em CiberSegurança, das técnicas de investigação e das leis associadas à problemática, saldou-se por um rotundo êxito. Aos alunos proporcionou-se conhecimento alargado sobre a problemática do crime cibernaútico em diferentes abordagens. Saíram tecnicamente, culturalmente e socialmente mais ricos, com um sentimento aprofundado do que não devem partilhar e publicar na internet. Parabéns a todos os intervenientes!

partilhar Facebook
Banner Publicitário